> >
Cobra é encontrada em cima de carro no Centro de Domingos Martins

Cobra é encontrada em cima de carro no Centro de Domingos Martins

Animal teria saído do compartimento onde fica o motor do automóvel. O fato inusitado causou alvoroço na tarde desta segunda-feira (24)

Publicado em 24 de maio de 2021 às 19:21

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

Quem para o carro ao ar livre sabe que ele pode ficar sujo devido a folhas ou animais. O que ninguém espera é encontrar uma cobra em cima do capô, já subindo pelo para-brisa do veículo, mas foi exatamente o que aconteceu na tarde desta segunda-feira (24), em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo.

Vídeos enviados para A Gazeta mostram o animal na parte externa do veículo, próximo ao retrovisor direito. O automóvel estava estacionado no Centro do município. O taxista Marcelo Trarbach Eleutério viu a cena e toda a movimentação gerada pela presença inusitada do réptil.

Aspas de citação

De repente, estava todo mundo gritando. A cobra estava em cima do capô. Ainda teve um maluco que foi lá e a pegou na mão. Deu um alvoroço danado, parecia festa

Marcelo Trarbach Eleutério
Taxista
Aspas de citação

Segundo ele, tudo aconteceu por volta das 15h. "O carro veio da roça. Ela (cobra) deve ter entrado no motor lá e veio embora para a cidade. Quando parou, acho que o motor estava muito quente e ela saiu. O pior é que ela é grandona", disse entre risadas, garantindo que a cena é inédita na região.

Logo após a cobra aparecer, um homem não identificado a pegou com a mão – procedimento que não é recomendado por especialistas e pode ser perigoso. Nas imagens é possível ver que o animal tem coloração amarela e preta, e que mede mais de um metro de comprimento. A cobra estava bastante agitada. Veja vídeo:

"Não sei quem é esse homem doido que segurou. O dono do carro acho que nem viu, mas não tenho como dar certeza. Começou a dar muita gente e eu saí de perto", revelou Marcelo, que trabalha no ponto em frente onde o carro estava parado.

Sem conseguir acreditar direito no que viu, o taxista lembrou da reação que teve. "Você toma um susto, né? Um trem daquele tamanho ali. Não sei se dá bote, se pula, o que a cobra pode fazer. Deus me livre!", comentou. Apesar da história para contar, ele espera que seja a última do tipo. "Tomara", concluiu.

COBRA CANINANA

Biólogo especializado em herpetologia (anfíbios e répteis), Iago Silva Ornellas assistiu aos vídeos e garantiu que se trata de uma cobra da espécie Spilotes pullatus, popularmente conhecida como caninana. Segundo o especialista, ela pode chegar até 2,5 metros de comprimento e não é venenosa.

Homem segura cobra caninana, encontrada no Centro de Domingos Martins
Homem segura cobra caninana, encontrada no Centro de Domingos Martins. (Leitor de A Gazeta)

"Apesar disso e de que provavelmente vai fugir ao encontrar humanos, temos alguns relatos das caninanas serem um pouco agressivas ao serem encurraladas. A mordida pode machucar e até causar uma infecção, se não cuidada corretamente", afirmou, ressaltando que apenas especialistas devem segurá-la.

Doutorando pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o biólogo também revelou que a caninana é classificada como "não preocupante" na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A alimentação dela é feita, basicamente, de pequenos animais.

QUE FIM LEVOU A COBRA?

Embora testemunhas tenham dito que a cobra foi levada por membros da Polícia Militar Ambiental, a ocorrência ficou a cargo do Corpo de Bombeiros. Porém, a corporação não atuou de fato porque "depois do primeiro contato, a equipe não conseguiu retornar as ligações para o solicitante". O município também não foi acionado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais