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Publicado em 3 de julho de 2023 às 08:07
A nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece as diferenças entre alguns tipos de veículos, como bicicletas elétricas, ciclomotores (scooters) e autopropelidos (patinetes elétricos e skates), começa a valer a partir desta segunda-feira (3). O objetivo é aumentar a segurança viária, retirando das ruas os condutores não habilitados ou que circulam por locais impróprios. O desrespeito às regras também pode gerar multa. >
A resolução, segundo explica a assessoria do Ministério dos Transportes, não traz nenhuma inovação com relação à necessidade de emplacamento ou de autorização para condução. Apenas reforça o que é cada um dos veículos e as exigências para conduzi-los. >
Conforme ressalta a resolução, só necessitam de habilitação e registro os condutores de ciclomotores, como as scooters ou "cinquentinhas", e de motocicletas. Condutores de bicicletas normais e elétricas, skates e patinetes não precisam de qualquer tipo de documentação. Confira:>
Embora essas exigências já estivessem previstas, a falta de clareza na definição dos tipos de veículos comprometia a fiscalização, segundo observa Fernando Stockler, diretor de Segurança no Trânsito do Detran-ES. Ele diz que os agentes acabavam tendo dificuldades em promover autuações em determinadas circunstâncias, situação que mudará a partir de agora, quantra a nova resolução entra em vigor. Por essa razão, inclusive, o órgão tem poucos registros de multas aplicadas até o momento por descumprimento das normas de condução de ciclomotores e bicicletas elétricas. >
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"Como a legislação não era muito clara, eventual autuação ficava frágil para ser mantida. Agora, a resolução trouxe definições muito precisas e qualquer veículo que passar de determinada velocidade ou potência tem o enquadramento que a gente pode colocar", pontua.>
Um dos alertas que Fernando Stockler faz é em relação aos ciclomotores, muitas vezes conduzidos por adolescentes, sem habilitação para usar o veículo. A idade mínima para poder conduzir é 18 anos. Em uma fiscalização que se depare com essa situação, o proprietário da scooter vai ser multado por entregar o veículo a pessoa não habilitada. A infração é gravíssima, com multa de R$ 880,41.>
"A grande preocupação é com a segurança. Esses veículos são usados, em sua maioria, por adolescentes que não têm nenhum treinamento em relação ao trânsito. Há modelos elétricos que chegam a 150 km/h e, em um acidente, pode gerar óbito", destaca.>
Vale lembrar que está habilitado quem tem autorização específica para conduzir ciclomotor (a chamada ACC) ou tem carteira da categoria A. Usar o veículo com habilitação de outra categoria também é passível de multa no valor de R$ 586,94, perda de sete pontos na carteira e retenção do veículo. >
Para se habilitar, o interessado deve se dirigir a um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado ao Detran e dar início ao processo de habilitação, fazendo as aulas e os exames teóricos e práticos na categoria correspondente. Os condutores que já forem habilitados em outras categorias e quiserem conduzir ciclomotor também devem se dirigir a um CFC para fazer a adição da categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).>
Fernando Stockler diz, ainda, que uma regra que também costumava gerar dúvidas é em relação à bicicleta elétrica. Só podem ser assim classificadas as que não têm acelerador ou dispositivo para variar a potência. Se tiver algum desses mecanismos, passa a ser um ciclomotor e não pode circular por áreas destinadas aos ciclistas. >
Com a resolução, ciclomotores que entraram em território nacional como brinquedos vão ter que ser regularizados, e os proprietários devem registrá-los como veículo junto ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o que precisa ser feito no Detran. A fiscalização sobre o registro, no entanto, vai começar em janeiro de 2026. >
Mas, adverte Fernando Stockler, para questões relacionadas à habilitação do condutor, equipamentos de segurança e áreas de circulação, os agentes de trânsito já podem atuar.>
O capitão Anthony Costa, do Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar, explica que a competência primária de fiscalização cabe às prefeituras, mas, ainda assim, os policiais poderão apreender veículos em caso de abordagem a condutor não habilitado. >
A Prefeitura de Vitória informa, em nota, que serão iniciados estudos para que as equipes atuem de forma ordenada nas vias da Capital e atendam com eficiência à nova legislação do Contran, de forma a fiscalizar a circulação de ciclomotores e orientar adequadamente os seus condutores. >
As equipes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), por meio da Guarda Municipal, também vão realizar campanhas de conscientização do uso correto desses modais, de forma a levar segurança para os condutores e também para garantir a fluidez e a organização no trânsito da Capital.>
Em Vila Velha, com a nova resolução, a fiscalização também vai se adequar, segundo informa a assessoria da prefeitura. >
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