> >
Chuva causa estragos de norte a sul do ES; veja cidades mais afetadas

Chuva causa estragos de norte a sul do ES; veja cidades mais afetadas

Em alguns municípios, acumulado de chuva passou dos 100 mm nas últimas 24 horas; o Estado tem 64 pessoas fora de casa e uma desaparecida

Publicado em 16 de fevereiro de 2022 às 08:06

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Avenida Cezar Hilal
Chuva atingiu Região Metropolitana nesta terça-feira (15). (Fernando Madeira)

A chuva que atingiu o Espírito Santo entre terça-feira (15) e esta quarta-feira (16) causou estragos de norte a sul do Estado. O boletim extraordinário da Defesa Civil mostra que em algumas cidades o acumulado de chuva passou dos 100 mm nas últimas 24 horas. Em todo o território capixaba são 64 pessoas fora de casa e uma desaparecida.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), ressaltou em publicação em uma rede social que o governo tem monitorado as áreas atingidas junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros: "Através do Centro de Inteligência da Defesa Civil Estadual, estamos acompanhando os impactos causados pelas chuvas nas últimas horas nas cidades capixabas. Toda estrutura do governo, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão mobilizados para apoiar as comunidades atingidas", informou. 

Acumulados de chuva nas últimas 24 horas até as 6h desta quarta-feira (16):

  1. Linhares - 128,20
  2. Rio Bananal - 115,00
  3. Aracruz - 103,18
  4. São Mateus - 99,20
  5. Cariacica - 92,37
  6. Mucurici - 86,60
  7. Ponto Belo - 75,20
  8. Montanha - 71,60
  9. Alegre - 58,92
  10. Marechal Floriano - 58,60
  11. Governador Lindenberg - 55,37
  12. Serra - 51,60
  13. Mantenópolis - 49,28
  14. Vitória - 46,79
  15. Itaguaçu - 46,06
  16. Marilândia - 45,40
  17. Nova Venécia - 39,18
  18. Piúma - 37,00
  19. Pedro Canário - 33,80
  20. Vila Velha - 32,31

DANOS POR TODO O ESTADO

Linhares: na maior cidade do norte capixaba, um muro do condomínio Casa Linda, no bairro Vila Isabel caiu e foram registrados pontos de alagamento nas localidades de Três Barras, Interlagos, Shell e Santa Cruz. O município tem 28 desabrigados, que foram acolhidos em um ginásio da prefeitura. 

São Mateus: a chuva provocou alagamentos no bairro Morado do Ribeirão. A cidade contabiliza três desalojados e três desabrigados.

São Gabriel da Palha: o córrego do bairro Boa Vista transbordou e atingiu algumas casas. O município ainda registrou alagamentos nos bairros Santa Helena, Jardim, Progresso, Fartura e Aimorés, onde houve também um movimento de massa.

Nova Venécia: registro de pontos de inundação nos distritos de Cedrolândia e Guararema. A cidade possui seis pessoas desalojadas e uma desaparecida.

Cariacica: foi registrado o desabamento de um muro e risco de desabamento da escadaria de acesso a um imóvel. O local foi interditado pela Defesa Civil municipal. Imagens enviadas por leitoras mostram a força da chuva na cidade. Um homem chegou, inclusive, a cair em um valão. No município, são 10 desalojados. 

Alegre: na cidade do Sul do Estado, foram registrados pontos de alagamento no distrito de Rive. Segundo a Defesa Civil, a água já escoou.

Aracruz: foram registrados pontos de alagamentos nas comunidades de Portelinha, Fátima e Clemente. 

Além das 50 pessoas fora de casa nessas cidades, o Estado ainda possui cinco desalojados em João Neiva e outros nove em Colatina, devido às chuvas que atingiram os municípios em dias anteriores. 

Desalojados e desabrigados

Desalojado: pessoa afetada pelo desastre e precisou sair do imóvel temporariamente. Ela pode ser abrigada casa de familiares, amigos ou vizinhos até que a situação seja normalizada.
Desabrigado: pessoa afetada pelo desastre que precisou sair do imóvel, perdeu a casa e não tem onde ficar. Sendo assim, pode ser encaminhada a um abrigo provido pelo governo

Entenda

RISCO DE ALAGAMENTOS E DESLIZAMENTOS 

Cinco cidades estão classificadas com o risco alto para a possibilidade de alagamentos, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden): Linhares, Colatina, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte e Rio Bananal. 

O Cemaden ainda emitiu alerta moderado de risco de movimento de massa para: Apiacá, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Jerônimo Monteiro, Montanha e São Mateus.

Já as cidades de Alegre, Aracruz, Cariacica e Rio Bananal foram classificadas com os dois riscos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais