> >
Casagrande: se passar de 80% dos leitos ocupados, comércio volta a ser fechado

Casagrande: se passar de 80% dos leitos ocupados, comércio volta a ser fechado

Em entrevista ao Jornal da CBN 2ª Edição, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que esta será uma semana de avaliação e que pode rever a decisão se a taxa de ocupação dos leitos hospitalares chegar a 80%

Publicado em 12 de maio de 2020 às 07:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Renato Casagrande realizou pronunciamento de aproximadamente cerca de 20 minutos nesta quarta-feira (6)
Renato Casagrande concedeu entrevista para a rádio CBN. (Reprodução | Redes Sociais)

Embora tenha flexibilizado a abertura do comércio a partir desta segunda-feira (11), o Governo do Espírito Santo sinaliza que pode voltar atrás e determinar o fechamento das lojas caso a situação da pandemia de coronavírus se agrave.

Após 50 dias fechado por causa da pandemia de coronavírus, o comércio foi reaberto na Grande Vitória. O governo autorizou a reabertura em esquema de rodízio e com horário de funcionamento limitado, de 10 da manhã até as 16h  da tarde, de segunda a sexta.

Em entrevista ao Jornal da CBN 2ª Edição, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que esta será uma semana de avaliação e que pode rever a decisão se a taxa de ocupação dos leitos hospitalares chegar a 80%. O Estado tem 68,59% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 48,83%

Casagrande - se passar de 80 por cento dos leitos ocupados comércio volta a ser fechado

"Estamos buscando uma maneira de conviver com a pandemia desde que o limitador seja o número de leitos. Dependendo do percentual de leitos ocupado, de novo a gente faz uma paralisação total se passar de um limite de 80%. Estamos buscando a responsabilidade de todos para que a gente alcance o isolamento social desejado", disse o socialista.

O governador voltou a dizer que quer dividir a responsabilidade do isolamento com todos.

"Enquanto nos preparamos para abertura de mais leitos de UTI no mês de maio, estamos fazendo um trabalho pedagógico com a população. Tem muita gente que defende o comércio fechado, mas não abre mão da praia no fim de semana, da viagem ao sítio", destacou.

COMO FUNCIONA O COMÉRCIO

O comércio, que estava fechado desde o dia 21 de março, foi dividido em dois grupos: nos dias ímpares podem abrir as lojas para produtos que não são de uso pessoal, eletrodomésticos, eletrônicos, celulares e móveis. Já nos dias pares, podem funcionar lojas dos chamados produtos do corpo humano, como confecções, moda, calçados, artigos esportivos e armarinho.

As lojas precisam seguir regras específicas, entre elas o uso de máscaras obrigatório para funcionários e clientes. Os comerciantes também devem limitar a entrada no estabelecimento na proporção de um cliente por cada dez metros quadrados de área de loja e controlar o distanciamento em filas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais