Casagrande faz novos anúncios sobre o coronavírus no ES

O governador do Estado falou, em transmissão ao vivo, sobre as últimas decisões da Sala de Situação, grupo criado para avaliar decisões em combate ao coronavírus no Espírito Santo; veja o que foi dito

Publicado em 26/08/2020 às 16h24
Atualizado em 26/08/2020 às 17h59

17:33

Fim da transmissão

O governador Renato Casagrande agradeceu a participação de todos e encerrou a transmissão.


17:32

Bares, restaurantes e lojas: quem desrespeitar será punido?

Governador Renato Casagrande "Não queremos punir ninguém, mas a legislação nos permite quem descumprir. Queremos contar com colaboração porque, o que estamos pedindo, é para salvar vidas. Nós não queremos punir ninguém, estamos a cada dia fazendo avaliação semanalmente. Estamos anunciando medidas hoje. Semana que vem, pode ser que anunciemos novas medidas. Sempre que pudermos dar passos, daremos porque é do nosso interesse".


17:28

"Risco baixo na Grande Vitória este mês é pouco provável"

Governador Renato Casagrande: "É pouco provável que nesta semana algum município da Grande Vitória esteja com risco baixo. São os dados de até sexta-feira que vão compor o mapa. Essa semana estamos com número menor de óbitos, mas não creio que ainda vamos chegar no risco baixo na Região Metropolitana".


17:24

Média móvel e mortes

Coronel Cerqueira: "Vitória, com a média móvel de 1,21, significa que tem em torno de 17 mortes. O Estado entendeu que quantidade de mortes razoável, antes de entrar no risco moderado de ameaça, seriam 10 mortes em todo o Estado. Cada município tem seus gatilhos em relação ao nível moderado, severo e extremo de ameaça. Vitória, para estar no risco leve, precisa ter gatilho de 0,5. Precisa reduzir mais da metade de mortes de atualmente, que agora tem 1,21".


17:22

Aulas presenciais de todos os ensinos devem ser retomadas este ano

Governador Renato Casagrande: "Setembro será decisivo para respostas. Vamos falar de desejos e não de decisões. O nosso desejo é voltar as aulas ao mesmo tempo, Estado e município. Será possível? Não sei. Segundo: nosso desejo é ter retorno às aulas em todos os níveis esse ano, sabendo que cumprimento do ano letivo vai entrar para 2021. Não teremos condições de concluir ano letivo presencial de forma uniforme em 2020. São perguntas que não temos respostas, temos desejos de concluir ano letivo".


17:19

Ensino à distância pode ou não envolver tecnologia

Secretário da Educação, Vitor de Angelo: "O programa EscoLAR não envolve necessariamente tecnologia. Pode ter a mediação da tecnologia ou não. Essa questão não necessariamente passa pela oferta de internet. Nós no governo estadual estamos ofertando internet gratuita. O que podemos fazer estamos fazendo. Implementamos medidas que não tem mediação de tecnologia. Em alguns lugares, maior parte das atividades remotas não exigem tecnologia".


17:15

Medidas adotadas para o transporte coletivo

Governador Renato Casagrande: "Adotamos todas as medidas, orientadas inclusive pelo Ministério Público: ônibus saírem com pessoas sentadas, distanciamento, álcool em gel nos terminais, serviço de sensor de aproximação... Eu sei que o transporte público não é atividade que você tenha condições de controlar 100%. As pessoas as vezes tem pressa. Os ônibus saem em lotação adequada do terminal mas não significa que vai percorrer todo o trecho na lotação ideal. Houve redução grande do número de passageiros. Número de ônibus é em torno de 1.300. Adotamos todas as medidas e é um trabalho para todos os dias. Cobrar das pessoas, pedir que elas possam de fato colaborar. Sei da dificuldade mas estamos adotando medidas para reduzir riscos".


17:14

Retorno dos servidores

Governador Renato Casagrande: "A partir de 1º de setembro, onde repartições que têm condições de acolher as pessoas com distanciamento, já podem começar. Quem não tem essas condições, será a partir do dia 14 de setembro. Não estou falando de servidores de grupo de risco, mas poderá ser utilizado o teletrabalho. O retorno é mais amplo a partir do dia 14".


17:08

Decreto publicado em Vitória

Governador Renato Casagrande: "Vamos tratar das exceções. A grande parte dos municípios e das lideranças está colaborando com o nosso trabalho. Teremos uma reunião com os prefeitos amanhã. Temos a colaboração de praticamente todos. Temos casos específicos, como de Guarapari, que o MPES conseguiu resolver... Neste caso da Câmara de Vereadores de Vitória tenho certeza que a Justiça dará uma decisão adequada. Sei que a ansiedade das lideranças é grande, mas precisamos pedir paciência. Disputa política está acontecendo, mas não pode interferir na pandemia porque envolve vidas. Que a gente possa fazer o embate, o debate. Estou sempre me orientando pelos profissionais, dando passos adiante no sentido de ampliar atividade econômica, social. O Espírito Santo é um dos poucos Estados do Brasil que fechou o comércio só no início da pandemia. Encontramos uma maneira de permitir um oxigênio para os empreendedores. Outros Estados ficaram com atividades fechadas por 3 ou 4 meses. Aqui estamos dando passos responsáveis adiante (...) Os Estados têm poder, estabelecimento de regras. Estamos fazendo isso muito em um ambiente de diálogo com a sociedade capixaba".


17:06

Retorno de estudantes com comorbidades

Governador Renato Casagrande: "As instituições poderão adotar diversos modelos. Pessoas com comorbidades, ou que não se sentirem seguras, poderão discutir. Cada instituição vai ter um comitê de gestão para tratar dos casos especiais, exceções. Terão revezamentos. Existem instituições com estruturas. A instituição terá diversas modalidades inclusive a presencial, para adotar medidas e responder, atender a todos os alunos de acordo com especificidades".


17:04

Normas para educação infantil

Secretário da Educação, Vitor de Angelo: "Na época em que divulgamos a portaria, também falei que poderíamos trabalhar para divulgar o protocolo da educação infantil. Aquele era o entendimento que a gente tinha, de soltar um segundo documento com os protocolos da educação infantil. Mas com essa etapa específica em relação às crianças de 0-5 anos, vimos que é mais delicado. De um lado temos desejo da volta, que é de todos. O medo e a necessidade de que o protocolo seja um meio termo para equacionar isso tudo em uma etapa de ensino tão delicada. Estamos trabalhando junto com o secretário Nésio para fazer essa divulgação o mais breve possível".


17:01

Aulas presenciais para educação infantil

Governador Renato Casagrande: "Não vou dizer que será a última a retornar, mas ainda não temos planejamento. Sabemos que o primeiro a retornar será o ensino médio, na hora que pudermos retornar. Por questões óbvias, porque as pessoas já tem mais idade, acima de 15 anos, onde poderão adotar protocolos que serão cobrados... Então não vamos tratar como último. Estou tratando primeiro de como poderemos retornar".


16:58

Decisão da Câmara de Vereadores

Governador Renato Casagrande: "Com relação à decisão da Câmara de Vereadores, temos aqui uma equipe de profissionais que trabalha efetivamente nos orientando nos decretos e portarias. Avançamos nos municípios com risco moderado e alto para funcionamento mais amplo que adotamos no passado. Há a convivência com atividades econômicas e essenciais, mas profissionais nos orientam. Compreendo que há uma eleição próxima e que existe a questão política, mas precisamos compreender decisões. Entramos com ação para contestar com muito respeito a ação da Câmara de Vereadores".


16:57

Retomada do ensino superior presencial

Governador Renato Casagrande: "Eu tenho certeza que com o protocolo definido com todos os envolvidos, é muito mais difícil transmitir dentro de uma escola quando comparado com aglomerações. Muitas vezes a gente vê locais da cidade em festas e atividades sociais. Sabemos do risco e por isso o protocolo, para reduzir o risco a praticamente zero. Não podemos deixar de avaliar que muitas pessoas têm a preocupação de ir para a escola, mas não tem a mesma preocupação para atividade social. Queremos que todos tenham as mesmas preocupações. Estamos sendo cautelosos".


16:51

Inquérito sorológico nas escolas

Secretário de Saúde, Nésio Fernandes: "Entendemos que o mês de setembro é necessário de fato para consolidação do que temos acompanhado no Espírito Santo. Ao longo do mês de setembro vamos realizar um inquérito sorológico nas unidades escolares para ter, ao longo do mês, ter fotografia clara e precisa do comportamento da doença dos jovens, crianças e adolescentes. (...) Esperamos ampliar nossa capacidade de testagem, temos estratégia por municípios para poder garantir e consolidar, reduzir os óbitos de fato. Temos um desempenho da função hospitalar, do que diz respeito o óbito hospitalar. Estamos cumprindo nossa etapa e nossos deveres e obrigação com o Estado, de salvar vidas".


16:49

Participação das famílias

Secretário de Educação, Vitor de Angelo: "De qualquer maneira, a participação das famílias também é fundamental. A conscientização de que, diante de um quadro sintomático, não se deve ir até a faculdade, universidade, unidade acadêmica. Este é um dos elementos que consta no documento de controle e prevenção".


16:46

Comitê de prevenção

Secretário de Educação, Vitor de Angelo: "Queria destacar a necessidade de cada instituição de criar um comitê de prevenção. Isso é fundamental para corresponsabilizar a todas as pessoas. Afinal, é importante que todos sigam os protocolos. Cada um tem sua parcela de responsabilidade, mas no final, são as pessoas que higienizam as mãos, usam máscaras, fazem distanciamento. O que faz sentido nesse documento naquela instituição de ensino e assim sucessivamente. Um comitê local bem heterogêneo de responsáveis para elaborar um plano em conjunto estabelecendo série de protocolos".


16:43

Protocolo de volta às aulas

Secretário de Educação, Vitor de Angelo: "O plano de controle e prevenção foi lançado há 20 dias, é de razoável conhecimento dos jornalistas e por isso vou me limitar nessa fala e recapitular algumas coisas. A partir de um grupo de trabalho instituído em maio, redigimos uma minuta e depois incorporamos novas diretrizes... Publicamos no dia 7 de agosto com os protocolos a serem seguidos por todas as instituições da educação básica ou ensino superior, públicas ou privadas. Temos aquelas medidas conhecidas de higienização das mãos, uso de máscaras, medição de temperatura, revezamento".


16:42

Aulas presenciais da educação básica permanecem suspensas

"Educação básica ainda estamos avaliando. Vamos manter setembro sem retorno às aulas. Vamos avaliar em setembro se é possível voltar em outubro. Se pudermos, de alguma forma, o que voltará primeiro será o ensino médio. Mas precisamos percorrer mais dias. Temos muito desejo de retornar em outubro. Se não voltarmos toda, pelo menos uma parte da educação básica".


16:40

Ensino superior poderá retomar aulas

"Suspendemos as aulas até agora, até dia 31 de agosto. As aulas de setembro estamos tirando a restrição a partir da segunda quinzena de setembro, no dia 14, estamos tirando restrição ao funcionamento do ensino superior. Mestrado, doutorado e pós graduação também. Instituição pública ou privada que quiser retornar, poderá retornar. Quem não quiser retornar, poderá à distância. Mas tiramos a partir do dia 14 as restrições. Essa data é pra gente acompanhar os próximos dias e as instituições adotarem as informações do protocolo na hora do retorno efetivo".


16:37

Trabalho em conjunto

"Ainda não vencemos a pandemia. Estamos tomando medidas que podemos tomar, mas precisamos colaborar para ter distanciamento. Usar máscara, ter higiene. Estamos no sexto mês falando as mesmas coisas. As pessoas estão com esgotamento, mas precisamos ter esforço gigantesco para reduzir taxa de transmissão, número de pessoas internadas e que a gente zere os óbitos no Espírito Santo"


16:34

Critérios do mapa

"Vamos usar no eixo vulnerabilidade sempre os 715 leitos, que é o número de leitos em potencial que temos. Nosso painel trata dos dois dados: leito disponível e leito potencial. Esse é o vigésimo mapa. Começamos com a situação grave na Região Metropolitana, fomos "amarelando" e "vermelhando" de acordo com cada situação. Queremos que o mapa esteja todo verde e todo azul. O azul ainda não temos, que é quando tudo vai voltar ao normal. O verde ainda é risco baixo".


16:32

Papel dos municípios

"Os indicadores que usamos: média móvel, taxa de testagem... Isso tudo está no Painel Covid-19. O município pode atuar e testar mais, pode acompanhar mais os casos, o município pode isolar casos ativos e dar atenção especial no acompanhamento das pessoas contagiadas. O município, através dos grupos de gestão da Covid, pode fazer isolamento, podem testar mais, podem interferir se vai ser risco alto, moderado ou baixo de acordo com esses indicadores".


16:28

Indicadores

"As ameaças no eixo y e a vulnerabilidade, que é ocupação de leitos de UTI, no eixo x. Isso compõe a classificação dos municípios. São esses indicadores que enquadrarão as ameaças, que são municipais. Isso classifica o município de acordo com a média ponderada. Essa matriz de risco tem o objetivo principal de salvar vidas. Sempre foi esse o objetivo, desde o primeiro momento. (...) Amanhã terei reunião com todos os prefeitos do Estado dessa matriz que vai produzir o novo mapa. Vamos discutir o papel de cada cidade na redução de óbitos e na barreira que precisamos ter".


16:26

Nova matriz de risco

"O primeiro mapa foi no mês de abril. Este é o vigésimo mapa. Nessa fase, estamos denominando a matriz de risco de convivência. Desde o primeiro momento, depois que a pandemia se alastrou, começamos a tomar diversas medidas de barreira ao contágio e de convivência dessa pandemia, de médio e longo prazo. Nessa nova matriz, de convivência, estamos tratando do eixo ameaça três indicadores: os casos ativos de 28 dias atrás; testes por mil habitantes; média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. E no eixo vulnerabilidade, a ocupação de leitos".


16:26

Temas abordados

"Vamos falar sobre a nova matriz de risco que vai produzir o novo mapa de risco do Estado. Vamos abordar um pouco as aulas e o ensino do nível superior também. Esses são os dois temas mais importantes".


16:25

Início da transmissão

O governador Renato Casagrande cumprimenta jornalistas e espectadores que acompanham a transmissão ao vivo. ""Estão presentes o secretário de Saúde, secretário de Educação, comandante do Corpo de Bombeiros Cerqueira. Eles estarão à disposição de todos os jornalistas e poderão responder dúvidas técnicas".

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.