ASSINE

Carcará com identificação do Ibama é resgatado em casa em São Mateus

Pássaro apareceu em casa no município do Norte do Estado. Animal já havia sido resgatado e reintroduzido na natureza após reabilitação, mas não se adaptou

Publicado em 16/06/2021 às 12h46
  • Do G1/ES

Pássaro carcará foi resgatado em São Mateus
Pássaro carcará foi resgatado em São Mateus. Crédito: Divulgação

Um carcará foi resgatado em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A ave foi entregue na sede da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental após aparecer em uma casa na segunda-feira (14).

O animal apresentava uma anilha de identificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em uma das garras. Os policiais entraram em contato com o órgão, que confirmou a procedência da ave.

O Ibama explicou que o pássaro foi criado em cativeiro de forma irregular, resgatado e reintroduzido na natureza após reabilitação. No entanto, devido a estar ainda acostumado ao convívio humano, voltou a procurar as zonas habitadas por conta da facilidade de conseguir água e alimentos.

Em razão da não readaptação do animal à natureza, a polícia irá entregá-lo ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para ser encaminhado a um zoológico ou criadouro especializado.

CURIOSIDADES SOBRE O CARCARÁ

A ave existe em várias regiões do Brasil e pode ser avistado, inclusive, em centros urbanos. Se alimenta de carniça, outras aves, répteis e até minhoca. Quando adulto, ele pode chegar aos 60 cm de altura e sua envergadura pode atingir mais de um metro.

Pássaro carcará foi resgatado em São Mateus
Pássaro carcará foi resgatado em São Mateus. Crédito: Divulgação

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
São Mateus são mateus ES Norte Ibama Polícia Ambiental

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.