Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Mobilização

Camburi terá caminhada pelos direitos dos autistas neste domingo (29)

A concentração está marcada para 8 horas, na altura do Quiosque 1. Evento tem como tema "Inclusão não abro mão"

Publicado em 28 de Março de 2026 às 08:10

Publicado em 

28 mar 2026 às 08:10
Grupo vai às ruas todos os anos para combater preconceito e pedir políticas públicas
Grupo vai às ruas todos os anos para combater preconceito e pedir políticas públicas Crédito: Amaes/Divulgação
O direito ao convívio social e o respeito às diferenças ganham destaque neste domingo (29), em Vitória, com a tradicional Caminhada da Inclusão. A mobilização percorrerá a Orla de Camburi para dar visibilidade às demandas da comunidade autista no Espírito Santo. A concentração está marcada para 8 horas, na altura do Quiosque 1.
Neste ano, o evento adota o lema “Inclusão não abro mão”, uma resposta à necessidade de garantir que o respeito às diferenças saia do papel e se torne prática cotidiana em escolas, ambientes de lazer e no mercado de trabalho. A organização é da Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes).
Para os organizadores, a ocupação de um dos principais cartões-postais da cidade vai além da celebração; é um ato de conscientização. A presidente da Amaes, Pollyana Paraguassu, reforça que a presença da comunidade nas ruas é uma ferramenta pedagógica para a sociedade.
"Ao ocupar espaços públicos, as famílias mostram que a inclusão precisa estar presente em todos os ambientes e ser compreendida como um direito, não como um favor", destaca Pollyana. Segundo ela, o evento é um convite para que a população em geral compreenda melhor as especificidades do autismo e ajude a combater o estigma que ainda cerca o diagnóstico.
Atualmente, a Amaes mantém seis unidades em funcionamento, onde acompanha cerca de 1.500 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus respectivos núcleos familiares.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Armandinho Fontoura.
Vereador de Vitória é condenado por ofender jornalista do ES durante sessão
Imagem BBC Brasil
10 das casas mais criativas e surpreendentes do Japão
A Ponte Agenor Alves conecta os bairros Adélia Giuberti e Esplanada.
Após mais de um ano, passarela da Ponte de Ferro segue sem reforma em Colatina

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados