> >
Baleia-jubarte é encontrada morta na Praia do Morro em Guarapari

Baleia-jubarte é encontrada morta na Praia do Morro em Guarapari

O mamífero é um adulto e ainda não há previsão para a remoção do animal por conta da posição onde está posicionado

Mikaella Mozer

Repórter / [email protected]

Publicado em 7 de julho de 2025 às 15:21

O mamífero foi encontrado no domingo (6) na Praia do Morro, em Guarapari.

Os banhistas da Praia do Morro, em Guarapari, tiveram uma ingrata surpresa no domingo (6). Quem passou pelo local viu uma baleia-jubarte morta e boiando perto das pedras. Por não encalhar na areia, o Instituto Orca - organização não governamental responsável pelo caso - ainda avalia como será feita a remoção do animal do local

O vice-presidente e fundador da ONG, Lupércio Barbosa, disse que tudo vai depender da movimentação do mamífero. Por ser a carcaça de um animal adulto, a logística depende da maré.

“Tem uma equipe nossa lá monitorando e estudando o que será feito. Porque ela não encalhou na praia, ela está fora, na maré. O procedimento que será dado vai depender da mãe natureza, o que a maré vai fazer pode ser que seja rebocada para outra praia e a logística mais complexa. Se precisar de reboque, vamos ver se conseguimos ajuda da prefeitura ou companhia marítima”, informou Barbosa.

Não há informações sobre a causa da morte, mas o vice-presidente do Instituto avalia que o cetáceo esteja sem vida há alguns dias.

Baleia-jubarte aparece morta na Praia do Morro, em Guarapari.
Baleia-jubarte aparece morta na Praia do Morro, em Guarapari. Crédito: Leitor A Gazeta

Costumam afundar

Lupércio explicou à reportagem ser mais comum que as baleias, ao morrerem, fiquem boiando até afundar.

“Em alto-mar ela infla, depois desinfla, e 'navega' como se fosse uma boia. Dependendo da proximidade da costa, acaba vindo para a praia. A maioria afunda e segue o processo de maceração natural", explicou Barbosa.

Os animais que chegam à praia normalmente aparecem por já estarem perto da costa ou devido à ação das correntes marítimas e força do vento.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Baleia Jubarte

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais