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Publicado em 8 de abril de 2021 às 18:59
O mês de abril é o ponto de partida para as obras de ampliação da Terceira Ponte. As modificações, que envolvem a implementação de ciclovia e até uma barreira de segurança, têm como objetivo melhorar o tráfego de veículos entre Vitória e Vila Velha. Para isso, a empresa responsável pelas obras usará uma espécie de andaime suspenso. A plataforma, segundo o governo do Estado, permitirá o andamento das obras sem interferência no trânsito. A promessa é que as obras comecem ainda no mês de abril. >
Uma demonstração foi realizada nesta quinta-feira (08), com presença do consórcio que atuará no local e de representantes da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura.>
Serão dois andaimes instalados embaixo da Terceira Ponte. Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o sistema chamado de "Quik Deck" possibilitará os trabalhos na ponte sem interferência no trânsito.>
"Serão dois andaimes de 80 metros. Hoje tivemos uma pequena demonstração desse sistema chamado Quik Deck que será instalado embaixo da terceira Ponte, que vai possibilitar a construção da ciclovia, barreira de proteção e ampliação da ponte. Uma espécie de andaime suspenso, possibilitando a execução dos serviços", explicou o secretário>
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Os trabalhos na ponte devem ser iniciados ainda no mês de abril e serão executados pelo Consórcio Ferreira Guedes Metalvix, pelo valor de R$ 127 milhões, com prazo de três anos, sendo que os primeiros seis meses são dedicados aos projetos.>
A proposta inicial foi divulgada pelo governo do Estado em 2019, como prioridade para a mobilidade urbana do Espírito Santo. A ponte faz a ligação entre dois dos mais populosos municípios do Estado, Vitória e Vila Velha, e por isso há a demanda pela criação de novas vias, melhorando o fluxo de veículos.>
As obras foram contratadas na modalidade de regime Diferenciado de Contratação pelo valor total de R$ 127 milhões, com prazo de três anos. O primeiro período, de seis meses dedicados aos projetos, se encerra em abril de 2021.>
A partir daí, a empresa vencedora, formada pelo Consórcio Ferreira Guedes-Metalvix, inicia os serviços de execução da obra.>
O projeto contempla a ampliação da capacidade do fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.>
De acordo com a Semobi, a capacidade de trânsito na Terceira Ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. A ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.>
A pista da direta, onde os ônibus têm prioridade, terão 3,10 metros de largura. A central e a da esquerda terão 2,80 cada uma.>
Próximo ao vão central, a estrutura idealizada para a ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros, o que poderá funcionar como um mirante.>
Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido. Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo. Já as pistas no meio serão para automóveis. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.>
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