> >
Aeroporto de Vitória registra cancelamentos de voos após início da greve dos aeronautas

Aeroporto de Vitória registra cancelamentos de voos após início da greve dos aeronautas

Dois voos, operados pela companhia aérea Latam, tinham como destino o Aeroporto de Congonhas. Aeronautas exigem melhores condições de trabalho e reajuste salarial

Publicado em 19 de dezembro de 2022 às 11:52

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Fachada do Aeroporto de Vitória
Fachada do Aeroporto de Vitória. (Zurich Airport Brasil/Divulgação)

O Aeroporto de Vitória registrou, na manhã desta segunda-feira (19), dois cancelamentos em função da greve dos aeronautas.

Um cancelamento ocorreu a partir de Congonhas para Vitória, de 10h55 e outro a partir de Vitória para Congonhas com horário de 11h50. Os dois cancelamentos são da mesma companhia aérea, a Latam.

De acordo com a Zurich, concessionária que administra o terminal, até as 9h30 a paralisação não havia gerado atrasos em decolagens em pousos.

Reivindicações

Os aeronautas cobram melhores condições de trabalho e reajustes salariais (veja detalhes abaixo). A concessionária orienta que os passageiros com viagens marcadas para esta segunda chequem o status de seu voo.

Em caso de dúvidas, os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea. Além disso, a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito (Detran) reforçam a vigilância no terminal, apesar de não haver bloqueios nas vias de acesso ao aeroporto.

A Azul Linhas Aéreas informou que não vai comentar sobre o assunto.

A Gol disse que, durante o período da paralisação dos aeronautas, todos os voos previstos foram operados e apenas alguns sofreram atrasos. Além disso, recomendou que os passageiros acompanhem os status dos voos. A companhia não informou se houve atrasos no ES.

Greve dos aeronautas

A categoria cobra melhores condições de trabalho, além de reajustes salariais. Na sexta-feira (16), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço no caso de greve da categoria.

A decisão é uma resposta à ação judicial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) contra o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

No domingo (18), os aeronautas rejeitaram a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023. Segundo o SNA, 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% foram favoráveis, e 0,66% se abstiveram. Participaram da assembleia online 5.767 votantes.

Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como o comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.

Veja a proposta apresentada e recusada pelos trabalhadores

  • 100% INPC nos salários fixos e variáveis + 0,5% de aumento real, a incidir sobre diárias nacionais, piso salarial, seguro, multa por descumprimento da convenção e vale alimentação.

Com informações do g1 ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais