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Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 21:08
Em média, 3 em cada 4 estudantes do Espírito Santo têm aprendizado insuficiente em matemática, de acordo com dados preliminares do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) 2024 divulgados nesta terça-feira (11) pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).>
Os resultados do Paebes mostram que 76% dos estudantes avaliados no ensino médio, oferecido na rede pública apenas pelo Estado, não apresentam aprendizagem suficiente para essa etapa. >
No 9º ano do ensino fundamental, o índice de estudantes com aprendizagem insuficiente é de 73% nas turmas da rede estadual. Na rede municipal, a situação é ainda mais desafiadora e 81% dos alunos sabem somente o básico ou estão abaixo do básico.>
A soma dos percentuais de estudantes alocados nos padrões abaixo do básico e básico representa aprendizagem insuficiente para a etapa. Enquanto o somatório dos padrões proficiente e avançado representa aprendizagem suficiente para a etapa.>
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O índice de estudantes que saem do ensino médio sabendo o suficiente para essa etapa é de 24% na rede estadual. No 9º ano do ensino fundamental, o índice é de 28% na rede estadual e de 20% nas escolas administradas pelos municípios.>
O Estado estabelece uma escala de 0 a 500 para medir a aprendizagem dividida em níveis: abaixo do básico, básico, proficiente e avançado. Esse valor é cruzado com o nível de conhecimento com a escala que vai ser determinada em relação às notas obtidas pelos estudantes. Quanto mais próximo de 500, por exemplo, mais avançado é o nível. >
A porcentagem do gráfico pode ficar abaixo ou acima de 100% em alguns casos devido aos arredondamentos de cada nível de aprendizado.>
O Paebes 2024 mostrou que houve um aumento de 5% de estudantes nos padrões de aprendizagem adequados em matemática no ensino médio da rede estadual. No 9º ano da rede estadual, o crescimento foi de 7% e da rede municipal, 3%.>
Na avaliação do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, o resultado do Paebes 2024 mostra que houve uma diminuição das desigualdades encontradas dentro da rede de educação pública do Estado em relação aos últimos anos.>
O professor Wagner dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), avalia que o crescimento em relação ao ano de 2023 é tímido. >
"A gente ainda mantém um percentual muito alto de conhecimento abaixo do básico, quase 50% dos estudantes ficam nessa base. O avanço é muito tímido. Nesse crescimento percentual, demoraríamos pelo menos 15 anos para chegar ao primeiro nível avançado", estima.>
Wagner dos Santos destaca que as redes municipais têm um desempenho de pelo menos 10 pontos de diferença de qualidade da aprendizagem das redes estaduais.>
"Para você ter uma ideia, em língua portuguesa, enquanto as instituições da rede estadual obtiveram 261 pontos, a rede municipal obteve 252 pontos. E a gente, numa série histórica, observa que essa é uma tendência. Então, as políticas educacionais produzidas e realizadas na rede estadual, voltadas sobretudo para as avaliações de larga escala, têm surtido mais efeito quando se pensa o resultado dos estudantes a essas avaliações, enquanto as redes municipais têm um resultado inferior ao seu desempenho nesse tipo de avaliação". >
O professor salienta que a rede estadual tem uma série de outras avaliações complementares ao Paebes o que não ocorre com o município. >
"Na rede estadual, além do Paebes, que é realizado ao final de cada ano, você vai ter a avaliação diagnóstica, também um exame de larga escala realizado no início do ano letivo, o AMA, que é uma avaliação de monitoramento de aprendizagem realizado trimestralmente. Nesse modelo de exames de larga escala, o Enem mantém essa mesma estrutura, além de avaliação de fluência de leitura e escrita.">
Sobre isso, o secretário de Educação diz que as rotinas das redes municipal e estadual são diferentes. "Nós na rede estadual temos instrumentos muito específicos, eu destacaria a rotina pedagógica escolar que nós implementamos em 2024 e que estão refletindo agora nesse resultado do Paebes. As rotinas focalizam os aspectos mais fragilizados, olhando para prova anterior. Olhamos para a prova de 2023, olhamos para o que os alunos menos aprendiam e focalizamos nossa atenção em 2024 nesses aspectos. Nós temos apoiado muito os municípios com material didático, para formações, assessoria pedagógica, o Prêmio Escola que Colabora, o Funpaes, que financiamos diversas ações dos municípios", explica. >
Resultados preliminares do Paebes 2024
O Paebes monitora a qualidade da educação capixaba por meio da avaliação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes ao final de cada etapa (2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio e fornece indicadores que norteiam a implementação, reformulação e monitoramento de políticas educacionais voltadas à diminuição das desigualdades e a promoção da equidade.
Os resultados preliminares foram divulgados nesta terça-feira (11) e o índice consolidado, após a fase de recursos permitido às escolas, está previsto para sair entre o fim de março e o início de abril.
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