> >
130 cruzes em Camburi para lembrar as vítimas da Covid-19 no ES

130 cruzes em Camburi para lembrar as vítimas da Covid-19 no ES

Ato promovido pelo Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores homenageia capixabas mortos pelo novo coronavírus e pede ações mais efetivas das autoridades

Publicado em 21 de junho de 2020 às 09:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cruzes e faixa colocadas na areia da Praia de Camburi neste domingo (21) fazem menção a mortos pelo novo coronavírus no ES
Cruzes e faixa colocadas na areia da Praia de Camburi neste domingo (21) fazem menção a mortos pelo novo coronavírus no ES. (Plenária contra a Covid-19)
130 cruzes em Camburi para lembrar as vítimas da Covid-19 no ES

Quem passa pelo calçadão da Praia de Camburi, em Vitória, na manhã deste domingo (21), pode observar cruzes colocadas em um trecho da orla, e próximo a elas uma faixa com a frase "1.300 mortes no ES". Trata-se de um ato pela memória dos capixabas que morreram em decorrência do novo coronavírus e um protesto contra as medidas de flexibilização no comércio adotadas no Espírito Santo.

Pela última atualização do painel sobre os dados da Covid-19, o Estado tem 1.297 óbitos e, seguindo as projeções, deve ultrapassar a marca de 1,3 mil mortes neste domingo. Foram colocadas 130 cruzes em covas simbólicas feitas na areia da praia para lembrar as pessoas mortas com diagnóstico da doença em todo o Espírito Santo desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano. 

O ato é realizado pelo Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores, um conjunto de movimentos sociais representativos, centrais sindicais e outras entidades. De acordo com Lula Rocha, coordenador do Círculo Palmarino, um dos grupos participantes da manifestação, o objetivo, além de lembrar as vítimas da doença, é cobrar mais ações.

"A ideia é fazer um ato pela memória das pessoas mortas da Covid-19 no Espírito Santo e também cobrar medidas mais efetivas do governo para evitar que mais mortes ocorram", disse.

Em uma carta divulgada, o Fórum critica as medidas de flexibilização adotadas no Estado e também outras que estão sendo cogitadas, como o retorno das aulas em escolas particulares e reabertura de shoppings todos os dias da  semana. Veja o documento na íntegra.

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Carta em memória às vitimas da COVID-19 no Espírito Santo

Tamanho de arquivo: 62kb

Cruzes e faixa colocadas na areia da Praia de Camburi neste domingo (21) fazem menção a mortos pelo novo coronavírus no ES
Cruzes e faixa colocadas na areia da Praia de Camburi neste domingo (21) fazem menção a mortos pelo novo coronavírus no Estado. (Plenária contra a Covid-19)

De acordo com a última atualização do Painel Covid-19, portal da Secretaria de Estado da Saúde que traz informações e compila os dados oficiais sobre o novo coronavírus no Espírito Santo, 1.297 capixabas faleceram por causa da doença até este sábado (20).

Caso a média de óbitos registrada na última semana, em torno de 40 por dia, seja mantida, a marca de 1.300 deve ser ultrapassada neste domingo (21), dia em que foram colocadas as cruzes na Praia de Camburi.

Além da marca no Espírito Santo, o Brasil também registrou um número expressivo de mortes em decorrência da Covid-19. Neste sábado, o total de brasileiros mortos pelo novo coronavírus chegou a 50 mil, marca que havia sido atingida apenas pelos Estados Unidos em todo o mundo.

Cruzes e faixa colocadas na areia da Praia de Camburi neste domingo (21) fazem menção a mortos pelo novo coronavírus no ES(Plenária contra a Covid-19)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais