> >
Operação do MP mira desmatamento e tráfico de madeira no ES

Operação do MP mira desmatamento e tráfico de madeira no ES

O objetivo é desarticular um grupo que praticava crimes ambientais de desmatamento e tráfico de madeira nativa no Noroeste do ES; 35 mandados de busca e apreensão foram cumpridos

Publicado em 5 de março de 2021 às 09:41- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
MPES deflagra operação contra desmatamento e tráfico de madeira no Noroeste do ES
MPES deflagra operação contra desmatamento e tráfico de madeira no Noroeste do ES. (Divulgação/MPES)
Vinicius Zagoto
[email protected]

Ministério Público do Espírito Santo (MPES) deflagrou nesta quinta-feira (4), no Noroeste do Espírito Santo, a "Operação Curupira”, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que praticava crimes ambientais de desmatamento e tráfico de madeira nativa. A ação foi realizada nos municípios de ColatinaGovernador LindenbergMarilândia e Vila Valério.

Foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, serrarias e em algumas empresas do ramo de móveis e construção civil, que adquiriam madeira nativa, sabendo que o produto era fruto de crime ambiental.

A investigação foi iniciada em 2019, após o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) ter elaborado, a pedido do MPES, um relatório indicando que uma grande área de floresta nativa da Mata Atlântica, em Governador Lindenberg, estava sendo alvo de sucessivos cortes de madeira nobre, como jequitibá e peroba.

Foram identificadas diversas trilhas abertas no meio da mata preparadas para o tráfego de caminhões. Na época, 63 pontos de corte foram identificados pelo órgão ambiental, o que equivaleria a um montante de R$ 340 mil a R$ 1 milhão, no mercado de madeira.

MPES deflagra operação contra desmatamento e tráfico de madeira no Noroeste do ES
MPES deflagra operação contra desmatamento e tráfico de madeira no Noroeste do ES. (Divulgação/MPES)

ENVOLVIDOS NA AÇÃO

Participam da operação dois promotores de Justiça, 12 agentes do Idaf, 30 policiais militares da Polícia Ambiental, 28 policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, além do 8º Batalhão da Polícia Militar, por meio do Serviço Reservado.

Segundo o MPES, a apuração dos fatos seguirá com a análise dos documentos apreendidos, de mídias e de dispositivos móveis, bem como oitiva de pessoas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais