> >
Agricultores de Colatina registram prejuízos após cheia do Rio Doce

Agricultores de Colatina registram prejuízos após cheia do Rio Doce

Os produtores perderam quase toda a plantação e calculam um perda de quase R$ 100 mil. Além disso, temor é que a lama que ficou nas plantações esteja contaminada

Publicado em 31 de janeiro de 2020 às 20:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Agricultores de Colatina registram prejuízos após cheia do Rio Doce. (Reprodução/TV Gazeta Noroeste)

Produtores de verduras e hortaliças foram impactados pela cheia do Rio Doce em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Doze famílias do bairro Maria das Graças perderam praticamente toda a produção que ficou embaixo da água. De acordo com os agricultores, o prejuízo pode chegar aos R$ 100 mil e serão necessários quase quatro meses para recuperar toda a plantação.

O nível do Rio Doce atingiu 7,89 metros e alagou as áreas mais baixas de Colatina, como as hortas do bairro Maria das Graças. Apesar do nível do rio já ter baixado, ele deixou um rastro de destruição e prejuízo. A lama ficou nos canteiros e agora os produtores terão trabalho dobrado para limpar o local e depois recomeçar a produção que é o único sustento para a maioria das famílias atingidas.

O produtor Ronaldo Sérgio contou que água do Rio Doce invadiu a sua propriedade e passou de um metro de altura.

“Eu planto couve, quiabo, abóbora, cebola e milho e perdi tudo. Agora vamos limpar isso e começar tudo de novo, mas não podemos parar”, contou o agricultor.

O produtor Ronaldo Sérgio contou que água  passou de um metro de altura. (Reprodução/ TV Gazeta Noroeste )

Outro produtor afetado pela cheia do Rio Doce, Edinir Antônio Fachetti, conta que perdeu mais 90% da sua plantação e para recuperar todo esse prejuízo vai precisar de alguns meses.

“Para recomeçar a produzir nós vamos levar entre três e quatro meses, tem todo o trabalho de recuperação e limpeza e depois nós vamos começar a preparar o solo para retomar a produção”, disse.

Edinir Antônio Fachetti perdeu mais 90% da sua plantação. (Reprodução/ Tv Gazeta Noroeste )

LAMA PREOCUPA

Além dos prejuízos causados pelo alagamento, os agricultores de Colatina têm outra preocupação. Segundo eles, a lama que ficou acumulada nos canteiros pode estar contaminada. Os produtores acreditam que a enchente trouxe rejeitos de minério que ainda estão no Rio Doce desde a época do rompimento da barragem de Mariana em novembro de 2015. Depois do desastre que atingiu o rio, essa foi a primeira grande enchente.

Aspas de citação

A lama normal é fofa e mais limpa. Essa lama que acabou de chegar aqui é uma lama dura, brilhosa e avermelhada. Dá pra ver que é diferente, conforme ela seca, ela parece um concreto

Cristiane Alexandre Fachetti
Agricultora
Aspas de citação

Além da preocupação com a contaminação da terra e das verduras e hortaliças que são produzidas no local, os produtores também ficam receosos de trabalhar em meio a lama que pode estar contaminada, alegando que pode causar danos a saúde.

Propriedades ficaram com muita pela lama . (Reprodução/ Tv Gazeta Noroeste)

A Fundação Renova, organização não governamental criada para reparar os danos causados pelo desastre de Mariana, disse que não há evidências de que o rompimento da barragem tenha aumentado a turbidez, que é a quantidade de partículas de sujeira na água, neste período de cheia do Rio Doce. Disse ainda que trabalha para que todas as pessoas que sofreram danos comprovados sejam indenizadas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais