ASSINE

SOS Graxa ES realiza festival virtual para ajudar afetados pela pandemia

Apresentações gratuitas começam às 18h desta quarta (13) pela web e fãs podem fazer doações para ajudar profissionais dos bastidores de eventos capixabas

Publicado em 13/05/2020 às 09h36
Atualizado em 13/05/2020 às 09h36
Os músicos Diego Lyra, Marcelo Ribeiro, Jefinho Faraó e Felipe Pelissari
Os músicos Diego Lyra, Marcelo Ribeiro, Jefinho Faraó e Felipe Pelissari. Crédito: Montagem A GAZETA

A partir das 18h desta quarta (13), internautas do mundo todo poderão acompanhar uma programação exclusiva que será feita por nove músicos do Espírito Santo em shows transmitidos pelas redes sociais. O Festival SOS Graxa/ES vai arrecadar doações, por meio do Picpay @sosgraxaes, para os profissionais que trabalham nos bastidores do cenário cultural do Estado e acabaram sendo afetados pelo isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus.

O evento virtual é uma segunda ação do grupo liderado pelos produtores Juliana Barbosa, Marina Boechat e Christiano Caetano. No início do mês, eles se reuniram e começaram a arrecadar alimentos e dinheiro, chegando a realizar um pit stop solidário em pontos de Vitória e Vila Velha. A primeira leva de doações foi entregue no dia 6 de maio.

O músico Diego Lyra é um dos que está preparando repertório especial para a apresentação. "Vou apresentar um autoral, muitas músicas de artistas capixabas, de bandas que foram referência para mim como Casaca, Manimal, Java Roots... A ideia é fazer um passeio entre isso e releituras que já faço de artistas mais consagrados e outros mais novos", adianta.

Segundo ele, com o cenário 100% digital só os artistas conseguiram se estabelecer – em parte – em meio à pandemia e muitos profissionais acabaram sendo diretamente afetados pela interrupção dos eventos culturais no Espírito Santo.

“Todo mundo está tendo que se reinventar. Acredito muito no engajamento dos artistas e do público, mas é fato que os artistas que têm estrutura maior, uma base mais forte nas redes, conseguem engajamento ainda maior. Acho que, para nós, o desafio é aumentar o capital social, alcançar novas pessoas, fortalecer essas mídias... Aproveitar que o público está com tempo ocioso e usar disso para conquistar mais fãs”, corrobora.

Diego Lyra

Músico

"Tenho já feito lives em estúdio, pensando em cenários diferentes que posso usar. É importante se reinventar. Eu mesmo voltei a movimentar meu canal do YouTube, estou mais ativo no Facebook e Instagram e essas são as três principais plataformas usadas no momento"

Organizadora do festival, a agitadora cultural Juliana Barbosa já promete novas versões do festival após a edição desta quarta-feira (13). De acordo com ela, as lives têm sido um meio importante de conexão com o público que prestigiava o entretenimento feito no Estado e a forma que eles encontraram de amortecer os efeitos do isolamento para os demais profissionais culturais foi usar da nova ferramenta para angariar as doações.

Juliana Barbosa

Organizadora do festival

"Os artistas estão em movimento, mas toda a parte dos bastidores está parada e sem renda"

“Temos o objetivo de arrecadar duas toneladas de alimentos com o festival. Já vimos outros festivais acontecendo pelo Espírito Santo afora e está dando certo. Aqui, os artistas já estão pedindo doações aos fãs e pedindo para que eles prestigiem os shows. Nós fizemos uma primeira ação, menor, em que já conseguimos ajudar cerca de 200 famílias, mas precisamos de mais”, confidencia.

NOVAS EDIÇÕES

Juliana enxerga que os artistas abraçaram a causa, o que a motiva a organizar novas edições do evento virtual. No entanto, só vai depender da agenda que cada músico tiver que cumprir. “Além de se disponibilizarem para as lives, os artistas estão engajados em angariar as doações”, conclui.

Apesar da vontade, ainda não há data para a realização de nenhuma nova ação.

PROGRAMAÇÃO

  • 18h: Leandro Solosanto (@lesolosanto)

  • 18h30: Dona Fran (@dona_fran)

  • 19h: Zampa (@zampasilva)

  • 19h30: Flávio Marão (@flaviomarao)

  • 20h: Marcelo Ribeiro (@marceloribeiroebandab)

  • 20h30: Jefinho Faraó (@jefinhofaraoficial)

  • 21h: Diego Lyra (@_diegolyra)

  • 21h30: Alexandre Di Paulo – Banda ¼ de Coco (@alexdi_paulo)

  • 22h: Felipe Pelissari (@felipelissari)

SERVIÇO

  • Festival SOS Graxa/ES

  • Plataforma: será transmitido pelo perfil do Instagram de cada artista no horário indicado

  • Data: 13 de maio de 2020 (quarta-feira), a partir das 18h

  • Doações: podem ser feitas por meio do PicPay (@sosgraxaes)

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 Fique bem capixaba capixaba cultura espírito santo música solidariedade Arte Isolamento social

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.