> >
Sítio histórico de Queimado, na Serra, receberá reforma urbanística

Sítio histórico de Queimado, na Serra, receberá reforma urbanística

Local que passou por recente restauro terá estrada pavimentada e sinalizada, mas prefeitura ainda não tem previsão de início dos novos trabalhos no museu, já aberto ao público

Publicado em 27 de março de 2021 às 09:00- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Ruínas da igreja de São José do Queimado, em Serra Sede
Ruínas da igreja de São José do Queimado, em Serra Sede. (Luciney Araújo)
Autor - Pedro Permuy
Pedro Permuy
Repórter do Divirta-se / [email protected]
Sítio histórico de Queimado, na Serra, receberá reforma urbanística

Em 2019, pela primeira vez em mais de 171 anos, desde que foi construída, a Igreja de Queimado, em São José do Queimado, na Serra, passou pela sua primeira reforma. Até então, as paredes do local não tinham recebido nem sequer uma demão de tinta e o trabalho foi árduo para repor as ruínas do sítio histórico. Agora, sinalização, iluminação e até as placas turísticas precisam ser instaladas no local, além de outras melhorias no entorno, como nas estradas, também serão feitos. 

A expectativa é de que essas novas obras façam as estradas que chegam até a igreja ficarem mais acessíveis para carros e outros veículos, como motos e bicicletas, além de aumentar a segurança com iluminação em toda a extensão e entorno da igreja e sinalização turística para os que não conhecem o local. 

Segundo o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), ainda não há um prazo para isso já que o projeto ainda está sendo elaborado. “A gente espera que dentro de 60 dias já esteja com esse projeto em andamento. E depois de iniciadas as obras, que não têm prazo para começar, a previsão de encerrar os trabalhos é de 180 dias após o início”, destaca, à Gazeta.

De acordo com o atual chefe do Executivo municipal, que herdou a obra da gestão do prefeito passado, Audifax Barcelos (Rede), a segunda fase da reforma e revitalização também será entregue a uma empresa do terceiro setor, como aconteceu com a primeira etapa.

“Está faltando sinalização na estrada, iluminação no local propriamente dito, recuperação da estrada para se chegar até lá, porque os acessos, que a gente chama de acessos de conquista, estão todos ruins... E todo esse processo, inclusive de sinalização turística, precisa ser realizado”, pondera Vidigal.

Na ocasião, em março do ano passado, quem assinou e entregou o projeto de recuperação das chamadas ruínas de Queimado foi o Instituto Modus Vivendi, representado pela figura de sua presidente, a empresária Erika Kunkel Verejão.

À época, Erika destacou que “a recuperação daquele sítio histórico é muito mais do que só o monumento”. “Há uma história por trás e os elementos preservados lá, como a escada, as paredes, parte do piso, mostram o cuidado com que o trabalho foi feito. Dado o tempo que o local ficou sem manutenção, literalmente em ruínas, foi um dos processos mais difíceis de serem executados”, disse, à reportagem.

Ruínas da igreja de São José do Queimado, em Serra Sede(Luciney Araújo)

RECURSOS MISTOS

Mesmo entregando o espaço como inaugurado, inclusive aberto ao público, como está hoje, o então prefeito Audifax já havia adiantado que o local precisaria de mais reformas. À época, disse até que havia visto projetos que previam banheiros para os visitantes, sala de administração e até salas de apoio para grupos de visitantes.

Em março de 2020, o ex-prefeito estimava que mais R$ 3 milhões precisariam ser investidos, ao contrário de Vidigal, que diz preferir ter acesso aos projetos, que ainda serão elaborados, para começar a falar em valores.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais