Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Renascimento

Destruída pelas chuvas, biblioteca de Iconha é reformada e ganha livros

Obra custou R$ 29 mil e foi finalizada no último dia 30 de setembro. Centro cultural ainda não está aberto à população, pois passará por mais reformas após o período eleitoral

Publicado em 17 de Outubro de 2020 às 15:00

Redação de A Gazeta

Publicado em 

17 out 2020 às 15:00
Destruída por enchente, biblioteca de Iconha é reformada e ganha livros
Destruída por enchente, biblioteca de Iconha é reformada e ganha livros Crédito: Prefeitura de Iconha/Divulgação
As enchentes de janeiro deste ano no Sul do Espírito Santo, algumas bibliotecas da região acabaram destruídas pela força das águas. Em Iconha, cidade mais afetada pelo fenômeno, o Centro Cultural Zoé Rodrigues - que também abrigava museu, galeria de artes e instituto histórico e geográfico da cidade - ficou completamente devastado. Até o mobiliário foi perdido com os estragos provocados pelas inundações.
Eis que neste fim de 2020, uma boa notícia: cerca de 10 meses depois, a biblioteca foi restaurada e está com, ao menos, 4,7 mil exemplares novos à disposição dos frequentadores. Porém, o espaço não está aberto ao público pois o centro cultural receberá uma segunda fase de obras.
Segundo a gerência de Esporte, Turismo Cultura e Lazer de Iconha uma campanha de doação de livros com municípios vizinhos e arrecadação por meio do arquivo público do Estado somaram os títulos que vão reinaugurar o local. Além disso, segundo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), parte do acervo que conseguiu ser resgatado foi levado para o núcleo de restauração da Ufes.
Em fotos enviadas pela Prefeitura de Iconha, é possível ver que a fachada do imóvel histórico foi restaurada e que o salão da recepção está decorado com móveis de antiguidade e quadros comemorativos, que substituíram os danificados pelas chuvas.
Destruída por enchente, biblioteca de Iconha é reformada e ganha livros
Destruída por enchente, biblioteca de Iconha é reformada e ganha livros Crédito: Prefeitura de Iconha/Divulgação

SEGUNDA PARTE DAS OBRAS

De acordo com a Secult, toda a reforma ficou em torno de R$ 29,4 mil reais e abarcou o reparo das pinturas do local, forro e piso do pátio. Esses ajustes começaram em 6 de julho e terminaram no dia 30 do mês passado.
A secretaria ainda reforça que, a partir de agora, trabalha para a recuperação do restante do espaço cultural, onde ficam os outros espaços para além da biblioteca propriamente dita. A recuperação da mobília que sobrou, aquisição de móveis e montagem da exposição de longa duração devem ser realizados após o período eleitoral.
A administração municipal do espaço corrobora que o Edifício Espaço Cultural Zoé Rodrigues Misságia, como é chamado, ainda está em fase de recuperação.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
A luta para salvar cidade canadense ameaçada pelas tarifas de Trump
Imagem de destaque
Vídeo dos anos 90 mostra Wagner Martins como operador de programa de rádio que inspirou filme
No caminho do aprendizado, o protagonismo juvenil ajuda a criar espaços de formação, de diálogo e de participação
Menos decoreba, mais descobertas: a vez da geração que protagoniza o ensino

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.