ASSINE

Casa da Memória recebe exposição que homenageia as mulheres negras

Com pinturas de mulheres, "Somos todas Terezas" celebra Tereza Benguela, símbolo da luta das mulheres no século XVIII

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 24/07/2021 às 11h39
A pintora Fabrizia Gomes abre a exposição
A pintora Fabrizia Gomes abre a exposição "Somos Todas Terezas" na Casa da Memória. Crédito: Divulgação/PMVV

Fazendo alusão ao Julho das Pretas, a pintora Fabrizia Gomes abre a exposição "Somos Todas Terezas" na Casa da Memória, na Prainha, em Vila Velha. A mostra de pinturas com temática da mulher negra ocupa o espaço após o sucesso de "Imaginário", de curadoria de Celso Adolfo, que reabriu o espaço cultural que passou por reformas.

"Somos Todas Terezas" é uma forma de celebrar Tereza Benguela, símbolo da luta das mulheres no século XVIII, quando defendeu durante décadas o Quilombo do Quariterê, às margens do rio Guaporé, na atual cidade de Cuiabá, Mato Grosso.

"Juntamente com cerca de três mil pessoas, ela lutou bravamente pelo território onde viviam e contra a escravidão, até sua morte em combate, em 1770. Um evento para compartilhar com todos os saberes históricos e o diálogo social", destacou Fabrizia Gomes.

A mostra, que fica em cartaz até 22 de agosto, usa da imagem de Tereza e de diversas mulheres negras, que têm seu dia comemorado neste domingo (25). 

"A exposição com pinturas em óleo sobre tela da artista é uma belíssima homenagem às muitas 'Terezas', que representam a resistência e luta da mulher preta e não-preta, como reconhecimento e valorização da produtividade cultural das afro-empreendedoras de Vila Velha", afirma o subsecretário Municipal de Cultura, Manoel Goes.

*Com informações da Prefeitura de Vila Velha

  • EXPOSIÇÃO "SOMOS TODAS TEREZAS"
  • Artista: Fabrizia Gomes
  • Visitação: de 22 de julho a 22 de agosto
  • Horários: de terça a sexta-feira das 10 às 16h. Sábados, domingos e feriados das 9 às 18h
  • Entrada: franca
  • Onde:  na Casa da Memória de Vila Velha - Rua Luciano das Neves, 17, Prainha
  • Informações: (27) 3149-7345

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura mulher Arte Consciência Negra Casa da Memória de Vila Velha

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.