ASSINE

Conheça o ''CaféCatura'', uma forma divertida (e gostosa) de fazer arte!

O artista Humberto Freitas usa vários tipos e tons de café para criar caricaturas inventivas e engraçadas

Vitória
Publicado em 17/07/2021 às 15h00
Uma das obras feitas através do café
Uma das obras feitas através do café. Crédito: Reprodução/Em Movimento

A arte pode ser executada de diversas maneiras, até porque ela não se limita às técnicas tradicionais. Inclusive, se conhecermos outras culturas ao redor do mundo, é possível perceber as inúmeras formas de expressão artística, por mais simples que sejam.

A arte pode ser representada na dança, cinema, canto, teatro, pintura, desenho, bordado, escultura e por aí vai. E foi a partir desse "pensamento" que surgiu o ‘’CaféCatura’’. Mas, espera, o que seria isso?

Como o nome já pressupõe, papel, pincel e café, sim, essa delícia mesmo, são as ferramentas necessárias para esse tipo de arte, criada pelo ilustrador capixaba Humberto Freitas.

‘’Eu desenvolvi uma técnica própria, trabalhar com o café e a água, como se fosse uma aquarela’’, conta o artista, em entrevista recente ao programa "Em Movimento", exibido aos sábados, na TV Gazeta.  

Humberto Freitas, o ilustrador responsável pela técnica
Humberto Freitas, o ilustrador responsável pela técnica. Crédito: Reprodução/Em Movimento

Mas a técnica tem o seu segredo: ela necessita três tons da bebida, medidas pela sua intensidade. ‘’Uso o café mais forte, médio e o mais fraco. E depois fica aquele desenho permanente, já que a mancha não sai’’, explica Humberto.

O ilustrador ainda "democratiza" (ou seria ensina?) sua técnica, pontuando um passo a passo desse tipo de pintura: ‘’É só pegar o pincel, misturar os tons de café e começar a pintar em uma superfície, como num papel ou numa tela’’, explica.

Conheça a ''CaféCatura'', uma técnica surpreendente

A mistura de intensidades do ingrediente compõe as formas da pintura
A mistura de intensidades do ingrediente compõe as formas da pintura. Crédito: Reprodução/Em Movimento

O ‘’CaféCatura’’ é uma técnica simples e curiosa. Mesmo se você não tiver, digamos, habilidades artísticas, é válido embarcar nessa "viagem", pois é muito divertido! Mas, tome cuidado para não confundir as xícaras e acabar bebendo a usada na pintura!

Uma das obras feitas através do café
Uma das obras feitas através do café. Crédito: Reprodução/Em Movimento

*Conteúdo feito em parceria com a reportagem do programa "Em Movimento", da TV Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.