> >
Com escuta e vínculo, escola pode transformar ansiedade em aprendizado, defende psicóloga

Com escuta e vínculo, escola pode transformar ansiedade em aprendizado, defende psicóloga

Especialista alerta para impactos emocionais do modelo de ensino focado em desempenho e defende a escola como espaço de escuta e vínculo. O tema será debatido no EducarES, evento gratuito voltado a estudantes e profissionais da educação.

Bianca Lemos

Estagiária de Comunicação Institucional / blemos

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 14:52

Adriana Muller, Psicóloga e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Moral
Adriana Muller, Psicóloga e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Moral Crédito: Acervo pessoal

Distração, desmotivação e crises de ansiedade vêm se tornando temas recorrentes nas conversas sobre a rotina escolar. Esses sinais, cada vez mais presentes, lançam um alerta sobre o impacto emocional da lógica de desempenho que ainda rege muitas práticas pedagógicas. Para a psicóloga e mestre em Psicologia do Desenvolvimento Moral, Adriana Muller, “enquanto o foco for na cobrança de desempenho, a escola só vai estar reforçando a ansiedade e a dificuldade de concentração”.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Educares

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais
Fechar Paywall

Continue lendo

Faça seu cadastro para ler esta matéria.

É rápido e gratuito!

Quer acesso ilimitado?

Aproveite nossa oferta especial

Assine por R$ 1.00*