> >
'Tira isso daí porque estou apanhando', disse Bolsonaro a Guedes

'Tira isso daí porque estou apanhando', disse Bolsonaro a Guedes

Ministro da Economia contou ao jornal "O Estado de S. Paulo" como foi a conversa com o presidente Jair Bolsonaro para revogar o trecho polêmico que permitia suspensão de contratos trabalhistas sem compensação

Publicado em 23 de março de 2020 às 20:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ministro da Economia Paulo Guedes
Ministro da Economia Paulo Guedes, contou como foi o recuo envolvendo a proposta de suspender os salários dos trabalhadores de empresas por quatro meses. (Marcos Corrêa/PR)

Segundo ele, a medida não estava redonda e faltou colocar a complementação ao salário. Em nova MP, o governo vai definir que esse "auxílio" poderá ser de 25% da remuneração original ou até um terço para empregados dos setores mais atingidos, como bares, restaurantes e hotelaria.

Em entrevista ao "Estadão", ele conta como foi a conversa com o presidente Jair Bolsonaro para revogar o trecho polêmico. “Ele disse: “Tira, porque eu estou apanhando muito”. Vocês arredondam e depois manda. Politicamente, ele fez certo”.

O ministro negou que o secretário especial de Previdência e trabalho, Bruno Bianco, tenha sido o culpado pelo erro. “Vocês têm sempre esse negócio de passaram por cima. Não existe isso. O time é unido, é legal. É uma mente doentia. Vocês veem todo mundo brigando com todo mundo. É horrível isso. Não tem nada disso. Bianco é um cara doce”, afirmou.

Aspas de citação

Houve um mal entendido. Começou todo mundo a bater e dizer que estão tirando do trabalhador. O presidente virou e disse: 'Tira isso daí, está dando mais confusão do que solução'. Ele ligou para mim e perguntou. 'PG, o que está havendo?' Eu falei que a era uma coisa boa, mas não normatizou”. Eu disse, presidente, ainda não está redondo. Ele disse: 'Tira, porque eu estou apanhando muito. Vocês arredondam e depois mandam'. Politicamente, ele fez certo. Foi uma precipitação mandar sem estar definido

Paulo Guedes
Ministro da Economia
Aspas de citação

MEDIDAS SERÃO ADOTADAS NO FUTURO

Duas medidas provisórias devem ser baixadas pelo governo Bolsonaro em breve, de acordo com Bruno Bianco. O objetivo é permitir, sim, a suspensão dos contratos de trabalho e dos salários, mas com alguma compensação por parte do governo para os trabalhadores.

OUTRA MEDIDA PERMITE REDUÇÃO DE ATÉ 67% DOS SALÁRIOS

Enquanto isso, outra medida do governo federal está sendo costurada. A ideia é permitir não a suspensão, mas a redução dos salários dos trabalhadores. Essa redução pode chegar a 67% no caso dos empregados de companhias aéreas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais