> >
Setubal se diz frustrado com ritmo de crescimento da economia

Setubal se diz frustrado com ritmo de crescimento da economia

Essa foi citada como a única frustração do executivo após a fusão do Itaú com o Unibanco, que completou dez anos no final do ano passado

Publicado em 3 de setembro de 2019 às 21:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Setubal se diz frustrado com ritmo de crescimento da economia em dez anos. (Divulgação/Itaú Unibanco)

Roberto Setubal, copresidente do conselho de administração do Itaú Unibanco, se queixou do fraco crescimento da economia brasileira nos últimos dez anos e afirmou que o resultado da fusão dos dois bancos poderia ter sido ainda mais robusto no período.

"[O banco] Poderia ser mais do que está aqui hoje, mas infelizmente a economia não se desenvolveu. Se a economia tivesse crescido 3% ao ano, nada extraordinário, a gente poderia estar em outro patamar", afirmou o executivo do maior banco privado do país a investidores.

Essa foi citada como a única frustração do executivo após a fusão do Itaú com o Unibanco, que completou dez anos no final do ano passado. Após a recessão recente, a economia brasileira cresceu 1,1% em 2017 e 2018 -neste ano, deve ficar ao redor de 0,80%.

Setubal falou no tradicional evento anual ao mercado, em São Paulo.

Na pauta, um esforço de convencer investidores que o banco está comprometido a se reinventar, ressaltando diferenciais na comparação com fintechs (startups do setor financeiro) e também a apontar que o banco pretende melhorar sua relação com clientes.

Uma resposta aos questionamentos frequentes de qual será o dano que fintechs ainda poderão causar ao mercado. Antes de imaginar que o banco acabará, o acionista quer saber o risco de ver o ROE (retorno sobre o patrimônio líquido), a medida de rentabilidade do investidor, cair do patamar polpudo de 20% ao ano.

Em um cenário hipotético, Setubal disse que o ROE pode, sim, ser menor, se o banco tiver mais dificuldades de se diferenciar dos concorrentes e que não há uma meta de rentabilidade. O que há, disse Setubal, é o compromisso de fazer o melhor uso do dinheiro.

Um dos investidores da plateia lembrou que startups têm uma licença para perder dinheiro durante a fase de expansão.

"Se nós nos permitíssemos a mesma licença, o regulador ficaria muito preocupado e o acionista, insatisfeito", complementou Candido Bracher, presidente do banco. Ele disse ainda estar "muito contente com as armas que dispomos nessa competição", citando a base de clientes e a ampla gama de produtos financeiros oferecidos.

Tradicionalmente, fintechs começam a prestar serviços com um único produto e depois expandem o portfólio.

Bracher afirmou ainda que o banco passará a se comparar não com outros bancos brasileiros, mas com grandes empresas privadas globais. No mercado local, porém, os clientes comparam o banco a empresas cujos serviços funcionam de forma mais simples.

O executivo mesmo deu um exemplo em sua apresentação.

"Quantos cliques a pessoa tem que dar para cancelar uma tarifa que o Itaú cobrou erroneamente? Certamente mais de dois cliques", disse Bracher, ao comparar o banco com uma experiência que teve com a Uber.

O executivo não respondeu se pesquisou quantos cliques ou minutos de ligação demandaria.

Durante a apresentação, os líderes do banco minimizaram mais de uma vez o risco de ascensão desses novatos. Bracher citou ainda uma frase que atribuiu ao J.P.Morgan.

"Os estabelecidos precisam encontrar a inovação antes que os inovadores sejam capaz de distribuir seus produtos", repetiu o executivo.

Enquanto isso, o banco tenta reestruturar sua operação: fechou mais de 1.500 postos de trabalho entre junho de 2018 e junho de 2019. Lançou um PDV (Programa de Demissão Voluntária), que se encerrou no final de semana passada e tinha público-alvo de cerca de 7.000 funcionários. O banco não divulgou quantas pessoas aderiram ao programa.

Ainda que esteja se voltando ao digital, o Itaú segue reafirmando o valor de ser um banco completo.

"Não somos uma startup, não vamos virar um conjunto de startups. Também não sei, como o Roberto [Setubal], o que será uma instituição financeira daqui dez anos. Imagino que vá ser como é, mas com uma nova maneira e atender o mercado", afirmou Pedro Moreira Salles, copresidente do Itaú Unibanco ao lado de Setubal.

LANÇAMENTOS DIGITAIS

O Itaú afirmou que a conta de pagamentos iti terá aceitação em 600 mil pontos de venda. O lançamento, que estará em operação plena em outubro, tenta fazer frente ao surgimento de novas formas de pagamento com leitura de QR-Codes, como adotado por startups inicialmente não financeiras, como a Rappi.

Segundo o banco, a conta digital terá rendimento automático, concessão de empréstimos e um cartão de crédito e débito a partir do primeiro trimestre do próximo ano. Na prática, a conta de pagamentos segue os passos dos principais concorrentes de mercado.

A conta de pagamentos iti também dá um primeiro passo rumo aos pagamentos instantâneos, cujo modelo está em desenvolvimento com base em regras fixadas pelo Banco Central.

Este vídeo pode te interessar

O banco anunciou ainda que lançará uma nova plataforma de programa de fidelidade.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais