> >
Governo anuncia TV 3.0, que traz navegação do celular para tela da televisão aberta

Governo anuncia TV 3.0, que traz navegação do celular para tela da televisão aberta

Primeiras transmissões serão em 2026, e tecnologia será implantada gradualmente em até 15 anos. Pessoas precisarão comprar conversores, que ainda estão sendo desenvolvidos; troca de antenas não será imediata

Publicado em 27 de agosto de 2025 às 14:37

BRASÍLIA - O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (27) a chamada TV 3.0, a ampliação de recursos disponíveis para a TV aberta, como integração com internet e melhora na qualidade do som e imagem.

A fase preparatória para que as redes de televisão implantem o novo sistema está prevista para ser concluída em 2025, com início das primeiras transmissões da TV 3.0 no primeiro semestre de 2026 nas grandes capitais. No total, foram investidos R$ 7,5 milhões na nova política.

Cultura
A interatividade proporcionada pela nova tecnologia, que vai trazer a navegação do celular para a tela da TV, já vinha sendo aguardada pelas redes de televisão Crédito: Pixabay

A qualidade da imagem foi ampliada para 4K e 8K, além de oferecer som imersivo, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, possibilidade de voltar em programas ao vivo, buscar produtos que aparecem na programação, entre outras funcionalidades.

Este é um dos primeiros grandes anúncios do Ministério das Comunicações desde que Frederico Siqueira Filho assumiu a pasta. Ele substituiu Juscelino Filho, após o então ministro ser afastado por denúncias da PGR (Procuradoria-Geral da União) contra ele sob acusação de corrupção passiva.

Juscelino, por sua vez, acompanhou o evento na primeira fileira, e cumprimentou os ex-colegas de Esplanada.

A adesão da TV 3.0 pelas emissoras de TV no Brasil não é obrigatória, como aconteceu e m 2007 com a migração da TV analógica para a digital. Mas a interatividade proporcionada pela nova tecnologia, que vai trazer a navegação do celular para a tela da TV, já vinha sendo aguardada pelas redes de televisão.

O processo de expansão até atingir a cobertura de todo o território nacional deve levar até 15 anos e será gratuito. Com a novidade, as emissoras esperam estancar a perda de receita publicitária, ano após ano, para a internet.

O decreto assinado por Lula nesta quarta, que implanta o novo sistema, também inclui a Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que integra conteúdos de comunicação pública e informações governamentais.

O ambiente digital irá reunir conteúdos e aplicações de entidades públicas dos três Poderes, que deverá estar acessível no catálogo de aplicativos da TV 3.0.

O decreto também estabelece a adoção da tecnologia de transmissão do sistema ATSC 3.0, conforme recomendação do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. O fórum, criado para assessorar tecnicamente o governo brasileiro na implantação do serviço de TV digital no país, é uma entidade sem fins lucrativos que reúne representantes dos setores de radiodifusão, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, além de fabricantes de televisores, transmissores e softwares.

O ATSC 3.0 é um conjunto de padrões que engloba camada física, transporte, áudio, vídeo, legendas, interatividade, mensagens de emergência, segurança e datacasting (transmissão de dados). Ele também permite que as emissoras acompanhem as demandas do mercado e as evoluções tecnológicas.

A partir de agora, cabe à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o planejamento das faixas de frequência para garantir a transição tecnológica.

Segundo o governo, a novo recurso deve permitir a entrada de novos radiodifusores, o que tornaria o setor mais democrático e acessível.

O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), Sidônio Palmeira, fez um discurso voltado ao avanço pretendido pelo governo na qualidade das transmissões, mas também com menções à soberania brasileira, ao tratar a TV 3.0 como um desenvolvimento da tecnologia nacional, o que foi reforçado na comunicação do governo.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Televisão Governo Lula

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais