Publicado em 11 de junho de 2025 às 15:04
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Dia dos Namorados, data aguardada com entusiasmo por casais em todo o país, costuma aquecer o comércio e impulsionar as vendas no varejo. No entanto, o período também é marcado por um aumento nos golpes virtuais, especialmente entre consumidores que buscam presentes online para surpreender seus companheiros.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), é comum, nesta época do ano, a atuação de criminosos que criam sites falsos simulando lojas virtuais, além de promoções inexistentes divulgadas por e-mail, SMS e mensagens no WhatsApp.
Para evitar cair em golpes ou gastar dinheiro com falsas promoções, é fundamental que os consumidores conheçam as fraudes mais comuns e saibam como se proteger.
Além dos golpes aplicativos por email, SMS e mensagens no WhatsApp, a Febraban também alerta consumidores sobre as opções de compra por meio de redes sociais.
A federação diz que o cliente deve verificar se o perfil tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também ler comentários de outros consumidores sobre compras e prazos de entrega.
A checagem da reputação da empresa em sites de reclamações também é essencial para evitar os golpes. Ivo Mósca, diretor de inovação, produtos e serviços da Febraban, diz que, nesses casos, as fraudes são aplicadas por perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a compra.
"Os bandidos criam perfis falsos que investem para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores", afirma Mósca. Ele também alerta sobre produtos oferecidos por valores muito abaixo do que é vendido no comércio em geral.
A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) chama atenção para um novo tipo de fraude: golpistas que se passam por pretendentes românticos em aplicativos de encontros ou trocas de mensagens, com o objetivo de conquistar a confiança da vítima e obter vantagens financeiras.
Segundo a associação, esse tipo de golpe se tornou recorrente em sites e plataformas digitais — há um documentário sobre o golpista do Tinder —, onde os criminosos criam perfis falsos com fotos e informações manipuladas.
O suposto interessado evita encontros presenciais ou chamadas de vídeo, mas mantém uma comunicação constante. Com o tempo, surgem pedidos de ajuda financeira, geralmente ligados a situações emergenciais ou promessas de um encontro que nunca acontece.
Após o envio do valor solicitado, o criminoso desaparece.
"Golpistas aproveitam datas comemorativas para aplicar fraudes cada vez mais sofisticadas, explorando a emoção e a pressa das vítimas. Por isso, é fundamental redobrar a atenção: não compartilhe dados bancários, evite transferências a desconhecidos e desconfie de pedidos urgentes, mesmo que venham de quem parece ser confiável", diz Leandro Vilain, CEO da ABBC.
Para não cair neste golpe, a ABBC também afirma que o consumidor deve evitar "perfis pefeitos demais" com fotos e vídeos muito produzidos, histórias de sucesso extremo ou conteúdos com sinais de manipulação.
O consumidor deve desconfiar de declarações de amor muito precoces e nunca deve fazer transferências ou compartilhar dados bancários com desconhecidos.
É necessário ainda o cuidado com o envio de fotos íntimas. Em alguns casos, golpistas chantageiam a vítima, ameaçando divulgar imagens ou vídeos pessoais se não houver pagamento.
Fraudadores se passam por bancos ou operadoras para obter dados sensíveis. Consumidores devem se atentar, pois instituições sérias nunca pedem senhas ou códigos por telefone. Duvide e contate a empresa pelos canais oficiais.
Neste golpe, criminosos se passam por representantes de lojas, perfumarias ou mercados e afirmam que a vítima ganhou um presente. Para liberar a entrega, exigem o pagamento de uma suposta taxa, que só pode ser feita por cartão. Quando vão realizar a cobrança, usam maquininhas com visor quebrado ou ilegível, cobrando valores muito maiores do que o informado.
Em outra variação, pedem o pagamento antecipado de taxas ou impostos falsos. Também é comum solicitarem uma selfie da vítima, sob o pretexto de registrar o recebimento. Depois, essa imagem pode ser usada para acessar contas, fazer transações ou abrir contas falsas.
A Febraban indica os seguintes cuidados para evitar golpes nesta data:
Nas compras online:
Nas compras em lojas físicas:
Para evitar golpes de preço falso, o Procon-SP indica que os consumidores devem pesquisar os preços antes de comprar. Além disso, todo o material publicitário e o regulamento das promoções devem ser lidos e guardados.
Artigos expostos em vitrines devem ter o preço à vista e o total a prazo nos produtos expostos, bem como as condições de pagamento. O órgão ressalta que pagamentos efetuados com cartão de crédito não podem ter valor mínimo.
Com relação a compras online, o órgão informa que o consumidor pode desistir da compra em até sete dias a contar da aquisição ou do recebimento, sem custo.
As intuições explicam que, se for vítima de um golpe, o consumidor deve notificar imediatamente as autoridades policiais, o banco e a operadora de cartão pelos canais oficiais.
Também é recomendável comunicar a operadora de telefonia caso tenha o smartphone roubado, perdido ou furtado, e bloquear remotamente o dispositivo para evitar o uso indevido de aplicativos financeiros.
Mais informações sobre golpes podem ser encontradas no site da ABBC (https://www.temcaradegolpe.com.br/) e denúncias também pode ser feitas por meio do site do Procon (https://www.procon.sp.gov.br/).
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