Publicado em 11 de junho de 2025 às 15:04
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Dia dos Namorados, data aguardada com entusiasmo por casais em todo o país, costuma aquecer o comércio e impulsionar as vendas no varejo. No entanto, o período também é marcado por um aumento nos golpes virtuais, especialmente entre consumidores que buscam presentes online para surpreender seus companheiros.>
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), é comum, nesta época do ano, a atuação de criminosos que criam sites falsos simulando lojas virtuais, além de promoções inexistentes divulgadas por e-mail, SMS e mensagens no WhatsApp.>
Para evitar cair em golpes ou gastar dinheiro com falsas promoções, é fundamental que os consumidores conheçam as fraudes mais comuns e saibam como se proteger.>
Além dos golpes aplicativos por email, SMS e mensagens no WhatsApp, a Febraban também alerta consumidores sobre as opções de compra por meio de redes sociais.>
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A federação diz que o cliente deve verificar se o perfil tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também ler comentários de outros consumidores sobre compras e prazos de entrega.>
A checagem da reputação da empresa em sites de reclamações também é essencial para evitar os golpes. Ivo Mósca, diretor de inovação, produtos e serviços da Febraban, diz que, nesses casos, as fraudes são aplicadas por perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a compra.>
"Os bandidos criam perfis falsos que investem para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores", afirma Mósca. Ele também alerta sobre produtos oferecidos por valores muito abaixo do que é vendido no comércio em geral.>
A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) chama atenção para um novo tipo de fraude: golpistas que se passam por pretendentes românticos em aplicativos de encontros ou trocas de mensagens, com o objetivo de conquistar a confiança da vítima e obter vantagens financeiras.>
Segundo a associação, esse tipo de golpe se tornou recorrente em sites e plataformas digitais — há um documentário sobre o golpista do Tinder —, onde os criminosos criam perfis falsos com fotos e informações manipuladas.>
O suposto interessado evita encontros presenciais ou chamadas de vídeo, mas mantém uma comunicação constante. Com o tempo, surgem pedidos de ajuda financeira, geralmente ligados a situações emergenciais ou promessas de um encontro que nunca acontece.>
Após o envio do valor solicitado, o criminoso desaparece.>
"Golpistas aproveitam datas comemorativas para aplicar fraudes cada vez mais sofisticadas, explorando a emoção e a pressa das vítimas. Por isso, é fundamental redobrar a atenção: não compartilhe dados bancários, evite transferências a desconhecidos e desconfie de pedidos urgentes, mesmo que venham de quem parece ser confiável", diz Leandro Vilain, CEO da ABBC.>
Para não cair neste golpe, a ABBC também afirma que o consumidor deve evitar "perfis pefeitos demais" com fotos e vídeos muito produzidos, histórias de sucesso extremo ou conteúdos com sinais de manipulação.>
O consumidor deve desconfiar de declarações de amor muito precoces e nunca deve fazer transferências ou compartilhar dados bancários com desconhecidos.>
É necessário ainda o cuidado com o envio de fotos íntimas. Em alguns casos, golpistas chantageiam a vítima, ameaçando divulgar imagens ou vídeos pessoais se não houver pagamento.>
Fraudadores se passam por bancos ou operadoras para obter dados sensíveis. Consumidores devem se atentar, pois instituições sérias nunca pedem senhas ou códigos por telefone. Duvide e contate a empresa pelos canais oficiais.>
Neste golpe, criminosos se passam por representantes de lojas, perfumarias ou mercados e afirmam que a vítima ganhou um presente. Para liberar a entrega, exigem o pagamento de uma suposta taxa, que só pode ser feita por cartão. Quando vão realizar a cobrança, usam maquininhas com visor quebrado ou ilegível, cobrando valores muito maiores do que o informado.>
Em outra variação, pedem o pagamento antecipado de taxas ou impostos falsos. Também é comum solicitarem uma selfie da vítima, sob o pretexto de registrar o recebimento. Depois, essa imagem pode ser usada para acessar contas, fazer transações ou abrir contas falsas.>
A Febraban indica os seguintes cuidados para evitar golpes nesta data:>
Nas compras online:>
Nas compras em lojas físicas:>
Para evitar golpes de preço falso, o Procon-SP indica que os consumidores devem pesquisar os preços antes de comprar. Além disso, todo o material publicitário e o regulamento das promoções devem ser lidos e guardados.>
Artigos expostos em vitrines devem ter o preço à vista e o total a prazo nos produtos expostos, bem como as condições de pagamento. O órgão ressalta que pagamentos efetuados com cartão de crédito não podem ter valor mínimo.>
Com relação a compras online, o órgão informa que o consumidor pode desistir da compra em até sete dias a contar da aquisição ou do recebimento, sem custo.>
As intuições explicam que, se for vítima de um golpe, o consumidor deve notificar imediatamente as autoridades policiais, o banco e a operadora de cartão pelos canais oficiais.>
Também é recomendável comunicar a operadora de telefonia caso tenha o smartphone roubado, perdido ou furtado, e bloquear remotamente o dispositivo para evitar o uso indevido de aplicativos financeiros.>
Mais informações sobre golpes podem ser encontradas no site da ABBC (https://www.temcaradegolpe.com.br/) e denúncias também pode ser feitas por meio do site do Procon (https://www.procon.sp.gov.br/).>
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