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Dois mil aposentados e pensionistas têm pagamento suspenso no ES

Dois mil aposentados e pensionistas têm pagamento suspenso no ES

Beneficiários deixaram de fazer o recadastramento exigido pelo IPAJM. Ao todo, já são 4.500 aposentados com o pagamento suspenso no Estado

Publicado em 13 de setembro de 2019 às 17:09

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Aposentados que recebem pelo IPAJM tiveram o pagamento suspenso. (Vitor Jubini)

Cerca de 2 mil aposentados e pensionistas do regime de Previdência dos servidores estaduais do Espírito Santo tiveram o benefício suspenso porque deixaram de fazer a prova de vida e atualização de dados cadastrais, segundo o Instituto de Previdência dos Servidores do Espírito Santo (IPAJM). O bloqueio do pagamento atinge beneficiários com nomes que iniciam com as letras J a M.

Segundo a diretora técnica do instituto, Mariana do Nascimento Gonçalves, essas pessoas estão entre as que foram convocadas para uma etapa anterior da prova de vida, realizada entre 11 de maio até 10 de julho.

O recadastramento do IPAJM envolve cerca de 40 mil beneficiários que fazem parte dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas

Anteriormente, outros 2,5 mil pagamentos já haviam sido suspensos para os aposentados e pensionistas que deveriam ter feito o recadastramento entre maio e julho. Daquele período até agora, 200 aposentados e pensionistas ainda não fizeram o recadastramento e seguem sem receber. Agora, no total, são cerca de 2.200 aposentados com o pagamento suspenso. A lista dos beneficiários está disponível no site do IPAJM.

RECADASTRAMENTO

Para voltar a receber o benefício, os aposentados precisam fazer o recadastramento, que é divido em duas etapas: a primeira, que é a prova de vida, deve ser feita em qualquer agência do Banestes.

O beneficiário deve comparecer munido de documento de identificação com foto, como Carteira de Identidade (RG), ou de Habilitação (CNH), e o número funcional. A outra etapa é a atualização de dados cadastrais, na página do instituto. 

Mariana explica que as pessoas que estão impossibilitadas de comparecerem a uma agência bancária pode solicitar uma visita domiciliar pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 0800-2836-640 ou 3201-3180.

Quem conseguir ir a uma agência Banestes mas não tem internet em casa pode utilizar algumas escolas públicas para atualizar os dados cadastrais. A lista com as unidades está disponível no site do órgão.

CONVOCAÇÕES

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Dentro do processo de recadastramento, o instituto iniciou a convocação de segurados com nome iniciado com as letras N até Z que não realizaram as etapas de prova de vida e de atualização de dados cadastrais entre os dias 11 de julho e 10 de setembro para regularizarem a situação até 9 de outubro, sob pena de suspensão do pagamento de seu benefício a partir do dia 11 de outubro.

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