> >
Caixa vai testar pagamento do Bolsa Família com moeda digital do BC

Caixa vai testar pagamento do Bolsa Família com moeda digital do BC

Superintendente do banco diz que medida vai facilitar o recebimento do benefício de forma offline em locais remotos

Publicado em 26 de fevereiro de 2024 às 18:29

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

O superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, Rafael Dias Silva, disse nesta segunda-feira (26) que o banco vai começar a testar entre abril e maio o pagamento do Bolsa Família por meio do Drex, o real digital que está sendo desenvolvido e testado pelo Banco Central, e que faz parte da família do Pix.

drex, real digital, moeda digital, banco central
Drex, real digital, moeda digital do banco central. (Shutterstock)

A ideia é permitir que a população que habita as regiões mais remotas do Brasil possa receber o benefício de forma offline. Isso permitirá que pessoas que moram em locais de difícil acesso à internet e às agências bancárias não precisem se deslocar de cidade para conseguir sacar o dinheiro.

Segundo Dias, essa solução ajudará, inclusive, a movimentar as economias locais, beneficiando os pequenos empresários e comerciantes.

"A Caixa atinge 99% da população brasileira, dos municípios, e entre elas as comunidades ribeirinhas. Só que muitas vezes o ribeirinho tem que se deslocar para uma cidade maior, sacar esse dinheiro e às vezes ele faz as compras em uma cidade grande e traz essas compras para a cidade dele", disse Dias durante evento sobre o Drex, organizado por Microsoft e Hamsa, em São Paulo, com reguladores e líderes do setor bancário.

Dias estima que cerca de 5% do total dos beneficiários do Bolsa Família poderá ser usuária da nova tecnologia.

O Drex está em fase de testes e promete democratizar o acesso aos serviços financeiros, baixando o custo de produtos, como empréstimos e seguros. A nova moeda digital brasileira também vai facilitar o ingresso no ambiente dos investimentos, aumentando, assim, a bancarização no Brasil.

O real digital não é uma criptomoeda, mas uma representação do real na plataforma digital, podendo ser usado para pagamentos, para a compra e venda de um carro ou um imóvel sem intermediários, por isso com menos custos e mais confiança, para a tomada de empréstimos, além da criação de novas soluções, como essa estudada pela Caixa.

"Quando a gente pensa Drex e uma forma que a gente consiga 'tokenizar', por exemplo, garantias, a gente pode trazer oportunidades para pequenos empresários, pequenas empresas terem mais liquidez, mais empréstimos e financiamentos", disse Rafael Dias.

À reportagem, o superintendente da Caixa contou que o banco estuda depositar o valor do Bolsa Família por meio do Drex em um cartão, que o beneficiário poderá utilizar mesmo em locais sem acesso à internet.

Depois do sucesso na prova de conceito, a Caixa deve discutir internamente qual deve ser a estratégia junto ao Ministério da Fazenda e ao governo federal. Além disso, como o banco é uma empresa pública, deverá fazer uma licitação para a implementação da tecnologia.

Evandro Avellar, gerente nacional de serviços financeiros da Caixa, acrescentou que também será preciso discutir a regulamentação do Banco Central para esse tipo de pagamento.

A ideia do pagamento do Bolsa Família por meio do Drex surgiu, segundo ele, no ambiente do LIFT Challenge (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) do BC brasileiro.

"Uma empresa demonstrou o uso e a gente se interessou. E pensamos: será que isso não se aplica a alguns casos de uso para nós? Começamos a pesquisar", afirmou Avellar.

Segundo Avellar, mesmo em regiões mais remotas as pessoas estão diminuindo cada vez mais o uso de dinheiro e se digitalizando. Com frequência, porém, essa digitalização expõe pessoas a transações não seguras.

"Já ouviu falar no Pix confiança? Vimos isso em uma comunidade. Em barracas de peixe o dono vende o produto, passa o código de pagamento e o cliente paga só quando chega a algum lugar com acesso à internet", contou.

Este vídeo pode te interessar

Com o Drex e soluções como o pagamento do Bolsa Família por meio do real digital, a ideia é aumentar a digitalização dessas pessoas de forma considerada segura.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais