Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Economia
  • 3 a cada 10 pessoas trabalham por conta própria no Brasil, diz Censo
Censo 2022

3 a cada 10 pessoas trabalham por conta própria no Brasil, diz Censo

Maior parte dos profissionais que trabalham conta própria não possui CNPJ; dado é referente a 2022; categoria é a segunda que mais empregava brasileiros

Publicado em 09 de Outubro de 2025 às 12:10

Agência FolhaPress

Publicado em 

09 out 2025 às 12:10
SÃO PAULO - O Brasil tinha 23,6 milhões de pessoas trabalhando por conta própria em 2022, de acordo com dados divulgados nesta quinta (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse grupo representava 27% de todas as pessoas de 14 anos ou mais que possuíam uma ocupação na época.
A maior parte desses trabalhadores afirmaram não ter um CNPJ — eram 17,2 milhões de brasileiros (73%). Outros 6,4 milhões possuíam o cadastro (27%).
Empreendedorismo feminino, mulheres que trabalham por conta própria
Segundo o IBGE, houve alta de pessoas trabalhando por conta própria no Brasil Crédito: Reprodução
Trabalhar por conta própria sem um CNPJ não é ilegal, mas pode implicar informalidade e limitações operacionais e fiscais, exlica Bruno Imaizumi, economista da empresa 4intelligence.
A proporção de trabalhadores por contra própria sem CNPJ já foi maior, ultrapassando a casa dos 80%, segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).
"Houve uma queda graças a desburocratização e digitalização das aberturas de empresas, incluindo MEIs, desde a pandemia", diz.
Em 2022, o perfil dos trabalhadores por conta própria era majoritariamente masculino, 63%. A raça predominante era branca, 45%, seguida de parda, 43%. Pretos totalizavam 11%, indígenas, 1%, e amarelos, 0,5%.
Os dados ainda mostram que 35% dos ocupantes tinham ensino médio completo e superior incompleto, e 31,3% não possuíam fundamental completo.
Segundo o IBGE, houve alta de pessoas trabalhando por conta própria no Brasil. No levantamento de 2010, eles representavam 23% das pessoas ocupadas na época.
A categoria que mais empregou no Brasil em 2022 foi o setor privado, com 52% das pessoas com 14 anos ou mais ocupadas; em números absolutos, 45,8 milhões de brasileiros. Nessa categoria, o IBGE não considera trabalhadores domésticos.
Empregados no setor público representavam uma parcela de 13%. As categorias de trabalho doméstico e empregador, com pelo menos um empregado, eram, respectivamente, de 4% e 3%. Trabalhador familiar auxiliar e profissionais militares eram, respectivamente, 0,9% e 0,6% dos ocupados no Brasil em 2022. Empregados de empresas estatais, com a menor parcela, representavam 0,5%.
A maior parte das pessoas que trabalhavam por conta própria se ocupava de "outras atividades de serviços" (68%), na descrição do IBGE, como babá, passeador de cães, higienização de estofado, entre outros.
A segunda atividade com mais trabalhadores por conta própria foi a "agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura", com 49%. Na construção, a parcela desse tipo de trabalhador era de 48%; em atividades imobiliárias, 45%.
Em 18 das 27 capitais brasileiras, os trabalhadores por conta própria representavam ao menos 1 de cada 4 pessoas ocupadas. É o caso de Belém (PA), capital com maior contingente, concentrado em atividades de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas. Na capital do Pará, 83% das pessoas que trabalhavam por conta própria não possuíam CNPJ.
Florianópolis (SC) também registrou uma das maiores proporções desse tipo de trabalho: 28% de todos os profissionais. Eles estavam mais presentes em atividades profissionais, científicas e técnicas e no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas. Na capital de Santa Catarina, 54% das pessoas que trabalham por conta própria não tinham CNPJ.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Em nova derrota para o governo, Congresso derruba veto de Lula e reduz pena de Bolsonaro
Idoso no mercado de trabalho
O Brasil que envelhece trabalhando
Imagem de destaque
7 dicas para emagrecer com saúde após os 40 anos

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados