Formada em Ciências Contábeis pela UFES, com MBA em Controladoria e Finanças e certificações em metodologias ágeis e métricas de produtos. Atua há mais de 17 anos no setor bancário e atualmente lidera a área de Criatividade e Inovação do Banestes.

3 dicas para praticar educação financeira com seus filhos

Saiba como estimular as crianças para que se tornem adultos conscientes financeiramente. É na infância que aprendemos valores que levamos por toda a vida

Vitória
Publicado em 13/07/2022 às 10h40

Com que idade posso começar a falar sobre dinheiro com o meu filho? Como abordar esse assunto? Muitas vezes, falar de dinheiro é um tabu e há muitas dúvidas sobre como educar financeiramente as crianças.

Ensinar as crianças a ter um relacionamento saudável com o dinheiro é fundamental e determinante para que se tornem adultos conscientes financeiramente, pois é na infância que aprendemos valores que levamos por toda a vida.

Não existe uma fórmula mágica! É importante que as crianças participem do orçamento da casa, entendam a importância do trabalho e saibam quando é possível comprar e quando é necessário economizar.

Não se trata de apenas acumular dinheiro ou saber fazer contas, mas sim de utilizá-lo de forma consciente, de acordo com cada realidade financeira.

Confira 3 dicas para iniciar a educação financeira com as crianças:

  1. 01

    Inclua o tema nas brincadeiras

    Brincar é uma das melhores maneiras das crianças aprenderem. Portanto, incluir a abordagem sobre finanças nesses momentos pode ser bastante efetivo. É possível utilizar brinquedos como uma caixa registradora e utilizar notas de dinheiro e cartões fictícios. Outra opção é usar o lúdico por meio de brincadeiras simulando um supermercado ou uma loja, explorando ações de compra e venda, definir os preços para os itens e utilizar notas que podem ser confeccionadas por vocês, durante a brincadeira. Para crianças maiores, jogos de tabuleiro como Banco Imobiliário ou Jogo da Vida também são ótimas oportunidades para aprender conceitos financeiros de forma leve, enquanto se divertem.

  2. 02

    Envolva a criança em pequenas decisões financeiras

    Convide seu filho para participar de uma decisão financeira. A ida ao supermercado pode ser uma oportunidade de aprendizado: durante as compras, você pode definir um valor e pedir para que a criança te ajude na escolha de alguns itens. Além de demonstrar que é preciso selecionar os itens para não ultrapassar o valor definido, seu filho se sentirá importante em fazer parte de todo esse processo. Também vale a pena envolver as crianças na escolha e no pagamento de presentes de aniversário, por exemplo.

  3. 03

    Ensine sobre poupar e utilize a mesada para isso

    Muitas vezes, a mesada é o primeiro contato real das crianças com o dinheiro e pode ser uma estratégia educativa pois, ao ter a sua própria grana, a criança começa a entender, na prática, o seu valor. Crianças muito pequenas ainda não estão preparadas para lidar com o dinheiro. Por isso, especialistas indicam que a partir dos 6 anos a mesada já pode ser introduzida, de preferência com periodicidade semanal, pois nessa faixa etária as crianças ainda não possuem total noção de tempo. A partir dos 9 anos, a periodicidade já pode ser alterada para quinzenal e, com 12, para mesada mensal. Cabe à cada família definir o montante ideal que se adeque ao orçamento, sem excessos e observando as necessidades de cada idade. E caso você opte pela mesada, cumpra a frequência, a data e a quantia combinadas, para que a criança possa planejar seus gastos, se organizar e ter controle do seu orçamento.

Mais importante do que dar mesada, é auxiliar a criança na organização dos gastos e definição de prioridades. Ela deve ficar livre para decidir o destino do dinheiro, porém você pode mostrar para a criança que se ela conseguir poupar uma parte por certo tempo, poderá utilizá-lo para comprar coisas de maior valor posteriormente.

Umas das maneiras de poupar o dinheiro é guardá-lo no cofrinho
Umas das maneiras de poupar o dinheiro é guardá-lo no cofrinho. Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Por fim, tenha a consciência de que as crianças se espelham nos adultos e, por isso, é necessário dar exemplo aos filhos.

É importante que as crianças percebam o uso do dinheiro com consciência no ambiente familiar para que as chances de aprendizado aumentem e se tornem adultos conscientes financeiramente.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Isis Parteli dinheiro Crianças Educação Financeira

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.