É educadora financeira graduada em Administração e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos. Tem mais de 22 anos de experiência com orçamento, investimentos e planejamento previdenciário.

Quem é você na fila do pão? Nos investimentos, o privilégio perdeu lugar

Com produtos cada vez mais acessíveis, é possível escolher o melhor ativo para sua estratégia e gerir seu próprio futuro

Vitória
Publicado em 07/07/2023 às 09h00

Você já teve que enfrentar uma fila para comprar pão? Esse termo é muito utilizado para dizer que cada um tem que saber o seu lugar. Basicamente, ter "desconfiômetro" na "etiqueta social do poder”.

Costumava enfrentar essa fila desde pequena, ficava irritada com as pessoas “privilegiadas” que furavam a fila. Quando era um idoso, uma grávida ou um portador de necessidades especiais, não ficava chateada, mas quando era uma pessoa que poderia enfrentar fila, ficava muito irritada.

Eu ficava na ponta dos pés e ainda falava: “Me atende, tô aqui há um tempão!”. A fornada das 15h era uma loucura! E meu lado justiceiro ficava vermelho igual pimenta malagueta. Acho que dava para ver no meu semblante.

Mas o fato é que hoje essa realidade está cada vez mais amoral. E, no mundo dos investimentos, percebi isso muito rápido. E eu amo muito tudo isso! Como educadora financeira, fico encantada como que os produtos antes só para “ricos” estão mais acessíveis. Cabe-nos aqui dizer: aproveite! Estude!

investimentos, opções, mercado financeiro
Atualmente, há muitas opções acessíveis para o investidor. Crédito: Shuttestock

Hoje, se a fila do pão for injusta, há mais padarias, opções de pães que podem ser guardados e esquentados rapidamente em um grill ultramoderno, pão de queijo congelado para fazer num estalar de dedos. Enfim, tantas opções. Fora a internet, onde é só pegar receita e fazer, pedir uma entrega, sair para um café. A modernidade tem seus males, mas só enxergo vantagens, porque sei que basta saber usar.

A educação financeira é ofertada gratuitamente no site oficial da Anbima, do Banco Central do Brasil, nos sites de corretoras e até dos bancos. Fora os veículos de comunicação, como este, que se esforçam para levar informação todos os dias.

Dessa forma, aguce sua leitura e saiba que não precisa mais saber seu lugar na fila do pão e torcer para o atendente perguntar: “Em que posso ajudar?”. Você pode, todos os dias, toda hora, pegar seu próprio pão e o pagar como quiser, sem se preocupar se o caixa terá troco ou se ficará de lado esperando. Entre nos sites e aplicativos, informe-se, pegue o melhor produto e se satisfaça com o poder de gerir seu próprio futuro.

A Gazeta integra o

Saiba mais
dinheiro Investimentos Educação Financeira Carol Campos

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.