Site de A Gazeta especializado em dicas e artigos sobre financas e investimentos

Carnaval: a festa está acabando, mas as contas não

Se o ano só começa após o carnaval, é chegada a hora de iniciar o seu planejamento financeiro para que 2024 seja no azul

Vitória
Publicado em 14/02/2024 às 10h00

A folia está terminando, mas, além das lembranças, as contas provavelmente continuam frescas na memória.

Além de gastos com o próprio carnaval, o período de início de ano é marcado por despesas extras, como IPTU, IPVA, além de rematrícula e material escolar, para quem tem filhos.

Contas e dívidas
Passado o carnaval, é hora de focar nas contas a pagar. Crédito: Edson Reis/Secom-PMS

O período de férias e festas costuma ser uma épocas em que o descontrole das finanças acontece, principalmente quando não há um planejamento financeiro que considere esses “gastos extras”.

Há quem diga que o ano só começa após o carnaval, então aproveite que “todo carnaval tem seu fim” para se recuperar da ressaca financeira e colocar suas finanças de volta nos trilhos. Saiba que com um pouco de organização e planejamento isso é possível, entenda como:

Além desses 3 passos, outras ações relevantes para manter as finanças em ordem são:

  • Anote tudo: registre todos os seus gastos, desde os mais altos até os mais baixos, pois isso te ajudará a ter uma visão clara da sua situação financeira. 
  • Crie um orçamento: para facilitar o controle dos seus gastos e evitar novas dívidas, defina um orçamento mensal que inclua todas as suas receitas e despesas. 
  • Defina metas: estabeleça suas metas, seja estudar, viajar, comprar a sua casa. Isso certamente será um diferencial para te ajudar a manter o foco e economizar.

Organizar suas finanças não é uma tarefa fácil, mas é possível. Sacuda o glitter e aproveite que “o ano começou” para fazer o seu planejamento financeiro e manter suas finanças no azul.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Carnaval Isis Parteli dinheiro dividas IPTU IPVA

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.