> >
Como a alimentação ajuda a potencializar cuidados estéticos

Como a alimentação ajuda a potencializar cuidados estéticos

Segundo a nutricionista Jaylânne Lima, mais mulheres têm procurado se cuidar. No Dia da Mulher, a profissional dá algumas dicas de como potencializar os tratamentos estéticos com a alimentação

Publicado em 7 de março de 2024 às 17:11

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Como a alimentação ajuda a potencializar cuidados estéticos
Vale ressaltar que é importante que esse trabalho seja feito com o acompanhamento de um profissional qualificado para um plano alimentar adequado e personalizado. (iStock)
  • Estúdio Gazeta

    Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
    Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
  • Jaylânne Lima

Cuidar do corpo é uma tendência que nunca sai de moda. Além dos procedimentos estéticos e a prática de exercícios físicos, fazer escolhas alimentares saudáveis é fundamental para que resultados sejam otimizados e a qualidade de vida seja alcançada. Para a nutricionista Jaylânne Lima, mais mulheres têm buscado se cuidar por meio de uma rotina equilibrada com foco na longevidade plena e por isso, no Dia Internacional da Mulher, a especialista listou alguns alimentos indispensáveis para potencializar esses efeitos.

“Hoje em dia, a estética está em alta e a mulher quer se cuidar mais. Mas não são apenas os tratamentos estéticos que podem ajudar nisso. A alimentação e os hábitos saudáveis também são essenciais e refletem a importância da nutrição estética que nos leva a alcançar a longevidade e o envelhecimento saudável”, explica.

De acordo com Jaylânne Lima, os cuidados de dentro para fora fazem toda a diferença. “É com a alimentação que garantimos a ingestão de carotenóides, flavonóides, probióticos e vitaminas, que axiliam na otimização dos resultados de procedimentos estéticos.”

Afinal, com o consumo de nutrientes importantes é possível garantir a renovação celular, proteção antioxidante e o estímulo de produção de colágeno para uma pele e um corpo mais saudável.

Para a nutricionista Jaylânne Lima, mais mulheres têm buscado se cuidar por meio de uma rotina equilibrada com foco na longevidade plena. (Arquivo Pessoal)

A nutricionista, inclusive, chama esse efeito de In & Out, ou seja, dentro e fora, já que a atuação combinada entre processos internos e externos é que garantem a redução dos processos inflamatórios nos tratamentos estéticos corporais de celulite, flacidez e lipedema. “Não existe tratamento estético sem nutrição”, pontua.

Pensando nisso, Jaylânne listou quais alimentos são indispensáveis e quais podemos evitar para obter uma pele bonita e saudável ao longo da vida.

Para uma pele saudável

A vitamina A é aliada no processo de regulagem da diferenciação e proliferação celular e também participa da formação das unhas, pele e cabelo. A nutricionista recomenda, então, a ingestão de vegetais, legumes e frutas de cores intensas, por serem ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão, couve e abóbora. 

Já nos alimentos de origem animal, essa vitamina pode ser encontrada no fígado, gema de ovos, peixes, queijos gordurosos e outros. 

 Para auxiliar no processo de envelhecimento precoce e fortalecer a imunidade, a especialista também recomenda a ingestão de castanha do pará e frutos do mar, ricos em selênio.

Como a alimentação ajuda a potencializar cuidados estéticos
As frutas cítricas são ricas em vitamina C, essencial para conter danos causados por radicais livres (vilões para nossa pele por acelerar o envelhecimento). (iStock)

Para produção de colágeno

Poderosas antioxidantes naturais, as frutas cítricas são ricas em vitamina C, essencial para conter danos causados por radicais livres, que são moléculas instáveis liberadas pelo nosso próprio organismo e que podem causar danos a células saudáveis. Ela está presente em alimentos como laranja, limão, acerola, frutas vermelhas, kiwis, brócolis e pimentão. 

A nutricionista também recomenda a ingestão de silício, outro potente antioxidante que pode ser encontrado na aveia, cevada, salsa e avelã.

Como a alimentação ajuda a potencializar cuidados estéticos
A alimentação e os hábitos saudáveis também são essenciais e refletem a importância da nutrição estética. (iStock)

Para reduzir cicatrizes

Falando em vitamina C, a vitamina E ajuda a potencializar sua ação e ainda contribui na redução de cicatrizes. De acordo com Jaylânne Lima, ela pode ser encontrada em em sementes, nozes, óleos vegetais e espinafre e também promove a hidratação e reduz os danos dos raios ultravioleta.

Além disso, o zinco presente nas carnes, frutos do mar, sementes de abóbora e grãos integrais também é aliado na cicatrização de feridas. Assim como o ômega-3 que pode ser encontrado em peixes mais gordurosos, chia e linhaça. Ele ainda atua na redução dos processos inflamatórios.

O que evitar?

De acordo com Jaylânne Lima, o consumo excessivo de açúcar pode resultar no surgimento de rugas e no aumento da flacidez corporal, já que ele danifica o colágeno e a elastina, presentes no organismo. Também vale evitar alimentos processados que podem prejudicar a saúde da pele.

“Alimentos com alto índice glicêmico também favorecem problemas cutâneos, como o surgimento de acne. Então, vale a pena evitar carboidratos refinados, como o pão branco, por exemplo”, destaca.

Não esqueça da água

O consumo de água, entretanto, nunca é demais. Em especial, porque ela ajuda a hidratar a pele. O que importa, de fato, é manter uma rotina equilibrada com boas noites de sono, estresse regulado e uma dieta adequadamente equilibrada com os nutrientes necessários.

Para que isso seja alcançado, é importante que esse trabalho seja feito com o acompanhamento de um profissional qualificado que vai auxiliar na construção de um plano alimentar adequado e personalizado.

“Somos o que comemos, manter uma alimentação balanceada é fundamental para manter a saúde e firmeza da nossa pele, evitando, inclusive, uma flacidez precoce”, finaliza.

Contato

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais