> >
Governo do ES vai convocar mais 87 aprovados no concurso de oficiais da PM

Governo do ES vai convocar mais 87 aprovados no concurso de oficiais da PM

Esta é a segunda vez que há ampliação no número de vagas para a Polícia Militar. Ainda não há previsão de quando vai começar o curso

Publicado em 5 de maio de 2021 às 16:30

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Quartel da Policia Militar do ES
Polícia Militar terá 167 novos oficiais. (Carlos Alberto Silva)

governo do Espírito Santo vai convocar mais 87 aprovados do concurso público de oficiais da Polícia Militar. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo governador Renato Casagrande  e pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.

Governo do ES vai convocar mais 87 aprovados no concurso de oficiais da PM

Esta é a segunda vez que o Poder Executivo amplia o quantitativo de vagas para o cargo. Inicialmente, a ampliação foi de 30, previstos inicialmente no edital, para 80 vagas. De acordo com a Sesp, os aprovados foram divididos em duas turmas de 40 alunos, uma que iniciou as atividades em outubro de 2020, e a outra com previsão para iniciar no último trimestre deste ano. Ainda não há previsão de quando começará o curso para os 87 novos aspirantes a oficial da PM.

A corporação deve retificar o edital de 2018, aumentando o número de vagas disponíveis para que todos os candidatos aprovados no Curso de Formação de Oficiais (CFO) sejam convocados.

O governador ressaltou a decisão de recompor o efetivo militar do Estado. “Tomamos a decisão há alguns meses e quase que dobramos as vagas do concurso de praças da Polícia Militar. Inicialmente eram 250 vagas e contratamos 700 policiais militares, duas turmas de 350 policiais, sendo que uma turma está em formação. Agora, também vamos ampliar o número de vagas para oficiais. Inicialmente eram 30, passamos para 80 e agora vamos aproveitar todos os 167 aprovados no CFO”, disse.

“Isso mostra o compromisso em reestruturar nossas forças de segurança, tendo uma polícia mais organizada, mais estruturada, com um efetivo que vai se recuperando dentro do nosso governo. Estamos aumentando o efetivo da nossa Polícia Militar, da Civil, dos Bombeiros; comprando viaturas, investindo em tecnologia, em infraestrutura para entregar forças policiais mais organizadas para enfrentar a criminalidade”, afirmou o governador.

O Curso de Formação de Oficiais tem a duração de cerca de três anos. Durante esse período, os alunos recebem ensino em nível de bacharelado e têm a oportunidade de adquirir conhecimentos de liderança, gestão, direito, segurança pública e defesa social.

Logo no início da formação, eles recebem o título de aluno oficial primeiro ano e passam a pertencer ao quadro de Praça Especial da PMES. Ao final de três anos do curso de formação, é declarado aspirante a oficial da corporação e, se aprovado no estágio probatório, promovido ao posto de 2º tenente da PM.

O edital do concurso de oficiais da PM foi lançado em 2018, com uma oferta inicial de 30 vagas. A remuneração no primeiro ano do curso é de R$ 2.781,59. Quando for nomeado a aspirante oficial, o salário passa para R$ 6.576,15.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais