> >
Codesa cancela concurso público para guarda portuário

Codesa cancela concurso público para guarda portuário

Companhia afirmou que a medida faz parte de um pacote de corte de gastos visando seu processo de desestatização e que, após investimentos em tecnologia, tornou-se desnecessária a contratação dos empregados

Publicado em 23 de dezembro de 2020 às 19:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vista aérea do Porto de Vitória e do Cais de Capuaba, onde será implantado o  Terminal de Granéis Líquidos (TGL)
Vista aérea do Porto de Vitória: concurso cancelado. (Codesa/Divulgação)

Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) cancelou o concurso público para guarda portuário realizado em 2015. De acordo com o edital de cancelamento, publicado no dia 17 de dezembro, a decisão foi tomada pela diretoria executiva da estatal em uma reunião extraordinária que ocorreu em setembro.

O mesmo documento informa que o edital Nº 001.2015/Codesa “deixou de ser conveniente" e que é oportuna a finalização do certame considerando a despesa estimada em R$ 2 milhões por ano com os novos funcionários.

Em nota, a companhia informou que em virtude do processo de desestatização, que está em andamento, a Codesa vem tomando diversas medidas para o reequilíbrio das condições econômico-financeiras, como, por exemplo, o corte de despesas de custeio e com a folha de pessoal. Segundo a estatal, nos últimos 18 meses foi feito o desligamento de 25% do quadro de funcionários.

“Considerando, também, que a contratação de 25 novos guardas resultaria no aumento de despesa, e que a Codesa revisou o seu planejamento de segurança portuária (como o investimento em tecnologia), que vem possibilitando melhor utilização da guarda portuária, assim, torna-se desnecessária a contratação de novos empregados. Logo, o concurso promovido em 2015 não possui a utilidade que ensejou a sua realização, motivo pelo qual decidiu-se pelo cancelamento”, diz a nota.

Ainda de acordo com informações da Codesa, será promovida a devolução da taxa de inscrição aos candidatos não eliminados.

SOBRE O CONCURSO

O edital de abertura do concurso para guarda portuário da Codesa foi publicado em dezembro de 2015. O objetivo da seleção era preencher 25 vagas. A remuneração oferecida na época era de R$ 1.577,24. 

Para participar do concurso, era necessário ter o nível médio e CNH na categoria "B". O certame contou com prova objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, investigação psicossocial, exame médico e curso de formação. As primeiras provas foram aplicadas em fevereiro de 2016.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais