
Atenção, Sambão do Povo! A comunidade sambista e demais foliões interessados nos desfiles de Carnaval se preparam para acompanhar os ensaios técnicos nas próximas semanas. O Sambão já está fechado para trânsito de veículos desde a semana passada, período em que, sem a circulação de automóveis, a passarela do samba fica mais confortável para abrigar ensaios extra-oficiais de comissões de frente, casais de mestre-sala e porta-bandeira e alas coreografadas.
É verdade que essa interdição é muito mais para a montagem das estruturas de camarotes móveis, grades e portões de acesso. No entanto, ajudam muito os quesitos que podem se dispor a "sentir" a avenida, ensaiar sob o vento que circunda o canal da Baía de Vitória e se adiantar ao tempo que levam para atravessar a avenida.
Neste ano, a avenida mede, entre a linha amarela do início e a linha amarela do fim, exatamente 394 metros de extensão. A informação é de Slin Ribeiro, diretor de harmonia da Mocidade Unida da Glória (MUG). É ele o responsável (e responsabilizado!) por fazer a medição milimétrica, todos os anos, e repassar as informações a todos os diretores de harmonia do Carnaval.
Agenda
Sem mais delongas, segue a agenda dos ensaios técnicos. Lembrando que as escolas do Grupo de Acesso A, que desfilam na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, ensaiam também às sextas-feiras, sempre a partir das 20h30. As do Grupo Especial, a elite do carnaval, que desfilam no sábado, dia 22 de fevereiro, também ensaiam aos sábados, sempre a partir das 20h.

- 24/01 (sexta)
20h30 - Rosas de Ouro
22h00 - Pega no Samba - 25/01 (sábado)
20h - Imperatriz do Forte
21h30 - Novo Império - 31/01 (sexta)
20h30 - Império de Fátima
22h00 - Independente de Eucalipto - 01/02 (sábado)
20h - Unidos de Jucutuquara
21h30 - Chegou O Que Faltava - 07/02 (sexta)
20h30 - São Torquato
22h00 - Andaraí - 08/02 (sábado)
20h - Unidos da Piedade
21h30 - Independente de Boa Vista - 14/02 (sexta)
20h30 - Mocidade da Praia - 15/02 (sábado)
20h - Mocidade Unida da Glória (MUG)
Lembrando que, para felicidade geral da nação, o acesso ao Sambão do Povo em noite de ensaio técnico é gratuito! Pode levar sua caixa térmica, lanches e cadeirinha de praia. Se acomode e curta o espetáculo!
Fofoquinha!
Nesse período em que o Sambão do Povo fica completamente fechado, algumas escolas organizam até mesmo "ensaios clandestinos", quando levam toda a sua formação de avenida para passar pelo Sambão do Povo. São chamados dessa forma pois não são divulgados, para que outras pessoas (e agremiações) não saibam de seus "segredinhos".
Essa é uma forma de realizar um ensaio técnico a mais, alinhar a harmonia e contar o tempo que a escola leva para passar inteira pela avenida — para não estourar o tempo máximo nem passar abaixo do tempo mínimo, o que configura penalização. Não é nada, de fato, "clandestino". Vamos dizer que é, no máximo, "escondidinho".
Um chiste
A coluna ficou sabendo (fica aqui entre nós!) que, já nesta semana, rolam alguns ensaios clandestinos de algumas escolas por lá, viu? Você que é folião, está ansioso e curioso, não perde por esperar. E se passar pela região da Avenida Dário Lourenço, vale a pena parar para uma espiadinha! Mas sem alarde. Segredinho nosso!
A sua bença!
Por mais um ano, mais um carnaval, mais uma temporada, peço licença e passagem a todo o povo do samba capixaba para, mais uma vez, contar nossas histórias, divulgar nossos eventos e exaltar a nossa cultura do samba. É uma honra imensa ser titular desta coluna! Agradeço a você, leitor curioso, sambista e não sambista, pela companhia e pela audiência. Vamos juntos, mais uma vez!
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.