Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2020

Após 30 anos, Enivaldo quer voltar a governar Barra de São Francisco

Deputado confirma disposição de ser candidato a prefeito de sua cidade natal, no Noroeste do ES, já administrada por ele no fim dos anos 1980. Concorrente é um antigo aliado: o atual prefeito

Publicado em 17 de Março de 2020 às 05:00

Públicado em 

17 mar 2020 às 05:00
Vitor Vogas

Colunista

Vitor Vogas Vitor Vogas
Enivaldo quer voltar a governar Barra de São Francisco Crédito: Amarildo
O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) confirma: perto de completar 70 anos, quer voltar a governar a cidade de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, e pretende se candidatar a prefeito do município, já administrado por ele nos idos dos anos 1980.
“Eu tenho recebido muitos pedidos neste sentido e vou colocar meu nome à disposição do PSD de Barra de São Francisco para me tornar candidato a prefeito, caso o partido aceite e o grupo confirme o interesse. Estou à disposição para, se for o caso, retomar a administração municipal e retomar a condução dos destinos do município. Se for uma vontade dos nossos companheiros, meu nome estará à disposição”, disse Enivaldo, em nota enviada pela assessoria de imprensa do deputado, eleito prefeito da cidade em 1988.
A manifestação de Enivaldo veio após a declaração de apoio de outro veteraníssimo deputado estadual, Theodorico Ferraço (DEM), publicada aqui no último domingo. Em conversa com a coluna, Ferraço antecipou que o Democratas caminhará com Enivaldo se o seu ex-companheiro na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (de 2015 a 2017) for mesmo candidato a prefeito.
Fundador do PSD no Estado e único deputado do partido na Assembleia atualmente, Enivaldo agradeceu a manifestação de apoio de Ferraço. Os dois foram correligionários no antigo PFL (atual DEM), o partido pelo qual Enivaldo se elegeu pela primeira vez deputado estadual, em 1986. Também foram colegas no 1º escalão do governo de Albuíno Azeredo (1991-1994): Enivaldo como secretário estadual do Interior e Ferraço como secretário de Estado dos Transportes.
Enivaldo também antecipou que, entre abril e maio, abrirá o livro de inscrições de candidaturas do PSD em Barra de São Francisco e colocará seu nome no topo da lista dos pretendentes ao Executivo municipal. “Depois, vamos fazer uma prévia com todos os nomes colocados, e o que for o mais votado será o escolhido do partido”, afirmou o deputado.
Por acaso alguém tem alguma dúvida de que esse “escolhido” será ele mesmo? Isso se houver outro pré-candidato do PSD a prefeito da cidade, o que é bem pouco provável.
Enivaldo nasceu, viveu e trabalhou em Barra de São Francisco, cidade atualmente com cerca de 50 mil habitantes, até se projetar na política estadual, há 34 anos.
Na eleição municipal passada, em 2016, o parlamentar apoiou Alencar Marim à prefeitura do município. Marim disputou pelo PT e veio a ser o único prefeito eleito pelo partido em todo o Espírito Santo. Em janeiro passado, porém, Marim saiu do PT em busca de um novo abrigo para pleitear a reeleição em outubro. Um dos partidos que o convidou foi o PSB, sigla do governador Renato Casagrande.
Isso pode criar um nó político entre os dois pré-candidatos. Enivaldo e Marim já não têm a mesma proximidade política e agora postulam o mesmo cargo. E mais: ambos buscam concorrer com o respaldo do Palácio Anchieta
Líder do governo Casagrande na Assembleia até novembro de 2019, Enivaldo ainda atua no plenário como coronel da tropa de choque do governador. Exemplo recente: no último dia 10, o deputado apresentou a Erick Musso (Republicanos) requerimento para que o presidente da Assembleia arquive o pedido de impeachment de Casagrande protocolado por Capitão Assumção (PSL) – com quem, por sinal, costuma travar debates ríspidos em plenário.
Se Enivaldo for mesmo candidato, Marim se mantiver firme no páreo e os dois não chegarem a um entendimento, o governo Casagrande terá que fazer uma escolha eleitoral na cidade.

Vitor Vogas

Vitor Vogas Vitor Vogas

Vitor Vogas é jornalista com atuação na imprensa capixaba há quase 20 anos. Cobriu várias eleições. De 2008 a 2021, trabalhou na Rede Gazeta, como repórter e colunista de Política. Também foi comentarista da CBN. Em 2026, após passagens por veículos da Rede Capixaba e do Grupo Sim, voltou a assinar esta coluna. Aqui, diariamente, você encontra informações de bastidores e análises em profundidade sobre o cenário político do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

O piso fulget tem superfície granulada antiderrapante, ideal para rampas, calçadas e áreas molhadas (Imagem: sommai damrongpanich | Shutterstock)
Das calçadas da vida aos caminhos da alma
Coordenadora de Produção Musical de Ficção dos Estúdios Globo, Juliana Medeiros falará no painel "Trilhas da vida"
Mulher que escolhe músicas das novelas da Globo conta seus segredos no ES
Imagem de destaque
Marca Ambiental investe R$ 17 milhões em caminhões a biometano

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.