Rodrigo Lima é empresário no mercado de automóveis premium, estética automotiva e marketing digital. Um empreendedor sempre na vanguarda das novas tendências no mercado de luxo e estilo de vida.

Descubra os 5 perigos na venda de veículo seminovo

Nunca foi tão fácil desapegar de bens com as ferramentas virtuais que promovem muitas vezes gratuitamente o anúncio da mercadoria, e assim, criam o elo do comprador com o vendedor

Vitória
Publicado em 28/01/2022 às 01h59
Foto para coluna. Favor não usar.
No caso das negociações de automóvel de luxo, torna-se ainda mais complicado fazer uma venda pelas ferramentas virtuais. Crédito: All In Marketing Digital

Viver num mundo conectado gerou a oportunidade de fácil acesso e divulgação de produtos. Nunca foi tão fácil desapegar de bens móveis com as ferramentas virtuais, que promovem muitas vezes gratuitamente o anúncio da mercadoria, e assim, criam o elo do comprador com o vendedor.

O que ainda não se consegue mensurar é até que ponto esse caminho é proveitoso de fato, pois na maioria das circunstâncias o anunciante não se dá conta do nível de exposição que ele se coloca quando se conecta com um indivíduo desconhecido.

No caso das negociações de automóvel de luxo, torna-se ainda mais complicado, já que se trata de um veículo de alto valor agregado, e que possui diversas variáveis a serem discutidas numa transação normal.

Com essa abertura em acessar as mercadorias, muitos golpistas e oportunistas se beneficiam, pois a chance de ser pego e findar o esquema é ínfima. Com contatos falsos, eles conseguem, de forma bem articulada, desenvolver uma forma mirabolante de convencer a parte vendedora a concluir a operação e, por fim, esse acaba perdendo o objeto.

A priori, vale considerar 5 perigos para ficar atento numa tentativa de venda pelo meio digital. Confira:

  1. 01

    O risco do não recebimento

    Em diversos casos o vendedor pode ficar sem receber, já que os trâmites são em alguns casos complexos, e dependendo da narrativa, é necessária ser considerada tal adversidade;

  2. 02

    A exposição da imagem

    No caso de um negócio, é obrigatório os envolvidos se encontrarem em algum local, que geralmente é o ambiente de trabalho ou residencial;

  3. 03

    Revelação de dados pessoais

    A troca de documentos se faz obrigatória, e, em alguns casos, a venda não é concluída necessariamente;

  4. 04

    Tempo para negociação

    O encontro, a avaliação do produto, o teste, todos os elementos que envolvem tal negociata demandam um tempo considerável para eliminar possíveis desavenças futuras;

  5. 05

    Dificuldade de avaliação quando houver troca

    A maioria depende da troca, e nesse caso, falta perícia real para conhecimento de outro veículo usado, que pode conter diversos vícios ocultos.

Em suma, o campo digital é uma seara de oportunidades para o bem e para o mal, e, nessa história, o alvo frágil é a parte amadora. A pergunta que se deve fazer é: quanto vale a sua segurança?

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
carros Mercado Automotivo Seminovo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.