Apaixonado pelo mundo dos sabores e pelas combinações que eles possibilitam, o chef e sommelier Pedro Kucht traz a cada semana uma receita deliciosa e uma dica de vinho para harmonizar. Assista!

Qual é a diferença entre vinhos "reserva" e "reservado"?

Assista ao vídeo e entenda o verdadeiro significado desses termos, que vêm escritos em diversos rótulos da bebida

Publicado em 30/03/2022 às 02h01

Ao ler o rótulo de uma garrafa, você saberia dizer qual é a diferença entre um vinho "reserva" e um "reservado"? Pois na coluna de hoje, explico exatamente o que esses termos significam (assista no vídeo acima). O curioso é que, embora sejam parecidas, as palavras trazem informações opostas. Quer ver só? 

O vinho que tem “reserva” em seu rótulo sinaliza que a bebida passou por envelhecimento dentro de barricas de carvalho ou dentro da própria garrafa. São vinhos feitos a partir de uvas de videiras com baixo rendimento e pouca irrigação, o que resulta em maior complexidade e melhor qualidade.

Homem servindo vinho da garrafa na taça
Vinhos com o termo "reserva" têm maior qualidade. Crédito: Shutterstock

Já a palavra “reservado” indica que o vinho é básico, um rótulo de entrada da vinícola. Tais vinhos são produzidos em larga escala e em grandes quantidades, feitos com uvas de videiras de alto rendimento e com muita irrigação - o que resulta em bebidas sem complexidade de aromas e sabores.

Em alguns casos, principalmente em países onde a cultura do vinho não é tão difundida, como no Brasil, o termo "reservado" é usado para induzir o consumidor a pensar que ao comprar tal garrafa está levando para casa uma bebida de qualidade superior. 

Acompanhe o colunista também no Instagram

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gastronomia vinhos

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.