Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Fim de ano

Natal: um oásis para curar as feridas e seguir com esperança

Mesmo em plena pandemia, é preciso brindar e celebrar a vida. É preciso descansar, rever hábitos e comportamentos. Recuperar as energias e revigorar o espírito para seguir em frente

Publicado em 22 de Dezembro de 2020 às 05:00

Públicado em 

22 dez 2020 às 05:00
Paulo Brandão

Colunista

Paulo Brandão Paulo Brandão
É necessário curar o coração e deixar a beleza dos instantes contagiar nossos dias
É necessário curar o coração e deixar a beleza dos instantes contagiar nossos dias Crédito: Freepik
Num tempo árido como agora, não é fácil saber o que escrever. Mas a orientação vem de um mestre, o “poetinha” Vinicius de Moraes, sobre o que falar em tempos de crise. Num texto intitulado "O exercício da crônica", de 1953, ele diz que num mundo doente a lutar pela saúde, quem escreve não pode também ser um doente.” E finaliza que insistir nessa prática “é um crime tão grande quanto o de se vender, em época de epidemia, um antibiótico adulterado.” Nada mais atual.
Nestes tempos extraordinários, a mudança é uma constante. A incerteza é a única que paira à frente. A fé se torna um guia necessário para avançar e dar passos na construção de novos projetos de vida. E foi Gramsci, nas muitas cartas da prisão, que usou a expressão "interregnum", hiato de tempo entre a morte de um rei e a entronização de seu sucessor, para falar destes tempos difíceis.
Para ele este é um tempo em que “o velho está morrendo e o novo não pode nascer”. É a crise. Nela que surge uma grande variedade de “sintomas mórbidos”, líderes populistas, salvadores da pátria e negacionistas. Muitos desses dizem e fazem coisas que trazem mais dúvidas do que certeza. É como se todos vivessem, dia após dia, sobre um grande monte de gelo, mas sem conseguir matar a sede.
Mas é no embalo de Vinicius que é preciso seguir em frente e festejar, afinal temos um grande motivo: é semana do Natal. Data mais importante para os cristãos e o mundo. Trata-se do aniversário de Jesus, o Cristo, que nasceu pobre numa manjedoura, e com sua trajetória de vida deixou a todos uma grande riqueza. O mandamento do amor: “amai a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo”. Da morte de cruz, pena capital imposta pelas autoridades, ressuscitou ao terceiro dia, para salvação de todos. Com ele, a vida venceu a morte.
Este tempo é um convite para alimentar a fé, passada de geração em geração. O Natal é como um oásis no deserto escaldante de 2020. E por mais que muitos capixabas tenham motivos para chorar as 4.759 mortes e o sofrimento de muitos dos 228.741 infectados, é hora de parar.
Mesmo em plena pandemia, é preciso brindar e celebrar a vida. É preciso descansar, rever hábitos e comportamentos. Recuperar as energias e revigorar o espírito para seguir em frente. Festejar, rir, rever amigos e parentes. Claro, com todo o cuidado necessário para evitar mais contaminações. Enfim, é necessário curar o coração e deixar a beleza dos instantes contagiar de alegria os nossos dias de vida. Boas Festas e um Feliz e Santo Natal a todos!

Paulo Brandão

Paulo Brandão Paulo Brandão

É bacharel em Filosofia. Com um olhar sempre atento para as ruas, reflete sobre as perspectivas de cidadania diante dos problemas mais visíveis da Grande Vitória

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Ricardo Ferraço, Lorenzo Pazolini e Helder Salomão prometem caminhar da Catedral de Vitória ao Parque da Prainha, em Vila Velha
Procura-se: quem vai representar o centro na eleição para governador?
Roteiro histórico pelo Palácio Anchieta
Eleições presidenciais estão menos importantes que as estaduais em 2026
Imagem de destaque
Grupo Águia Branca abre comemoração dos 80 anos com lançamento de documentário em Vitória

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados