Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Meneguelli candidato ao governo do ES? Republicanos nega nova reviravolta

"Ele queria (ser candidato ao governo), mas não tem essa possibilidade", afirmou à coluna o secretário-geral do partido

Vitória
Publicado em 30/07/2022 às 09h36
Ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli
Ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli durante live em que suplicou para que sua candidatura ao Senado fosse mantida. Crédito: Facebook/Sérgio Meneguelli

O ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli está isolado em casa, na cidade do Noroeste do Espírito Santo, e segue refratário a conceder entrevistas desde que foi rifado da disputa pelo Senado.

O Republicanos ofereceu a ele a possibilidade de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Meneguelli ainda não disse publicamente se aceita, mas o presidente da Assembleia, Erick Musso, que o substituiu como postulante ao Senado, afirmou que o ex-prefeito atendeu ao pedido do partido para mudar o cargo pretendido.

Um integrante do Republicanos, no entanto, diz que outra proposta foi colocada na mesa: lançar Meneguelli ao governo, no lugar de Erick. Seria uma dança das cadeiras e mais uma reviravolta no pleito.

Por isso, o ex-prefeito apareceu sorridente em foto com membros do partido, que prega união, mesmo após ter o tapete puxado. Ele esperava mais. "Seria um conforto", diz um aliado de Meneguelli.

candidata a deputada federal Geovana Quinta; o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini, Erick Musso e o pré-candidato a deputado estadual Marcos Guerra. Todos do Republicanos
A candidata a deputada federal Geovana Quinta; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli, o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, e o candidato a deputado estadual Marcos Guerra. Todos do Republicanos. Crédito: Instagram/Geovana Quinta

O secretário-geral do Republicanos no estado, Devanir Ferreira, no entanto, é taxativo: "Zero possibilidade".

"Ele queria (ser candidato ao governo), mas não tem essa possibilidade", afirmou à coluna, neste sábado (30).

O único caminho para o ex-prefeito é a eleição para deputado estadual.

Ainda não se sabe se ele vai comparecer à convenção estadual do Republicanos, marcada para este domingo (31).

Em entrevista coletiva concedida na sexta-feira (29) à noite, Erick Musso, ao lado do deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil), disse que os dois estão juntos, vão formar uma coligação apenas para o Senado, sem apoiar ninguém para o governo.

E essa segue como a palavra de ordem, conforme a coluna apurou com pessoas próximas à cúpula do partido.

Após ler na coluna que Devanir classificou como "zero" a possibilidade de o ex-prefeito de Colatina ser lançado ao Palácio Anchieta, Meneguelli quebrou o silêncio e enviou à coluna uma frase: "Não houve discussão formal com o partido sobre candidatura minha ao governo. Logo, não fui barrado. Mas o futuro a Deus pertence".

Meneguelli foi rifado, de acordo com fontes do Republicanos, por iniciativa do presidente nacional da agremiação, Marcos Pereira, depois que este foi procurado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O intento seria ajudar o correligionário Magno Malta (PL), que quer voltar a ser senador.

O contato de Pereira foi feito com o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro.

Questionado, na sexta-feira, se houve interferência da direção nacional na retirada de Meneguelli do páreo, Erick Musso disse que a ele, pessoalmente, não chegou esse pedido. "A mim, não". Não afirmou, portanto, que a ordem não foi recebida por outros membros da legenda.

Após a publicação desta coluna, Roberto Carneiro entrou em contato: “Deixar claro que nunca houve discussão da candidatura de Sérgio ao governo, portanto o que nunca existiu não pode ser barrado”.

O título da coluna dizia que o Republicanos "barra" nova reviravolta. Depois da declaração de Carneiro, a palavra foi substituída por "nega". De qualquer forma, a manifestação de Carneiro joga mais um balde de água fria nas pretensões de Meneguelli e seus aliados.

"O clima interno no Republicanos é de união e Serginho tem estado conosco como um parceiro e amigo", complementou Carneiro.

Magno Malta negou ter feito qualquer intervenção para que a candidatura do ex-prefeito de Colatina ao Senado fosse descartada.

Meneguelli creditou a Magno a orquestração da manobra.

Pessoas próximas a Meneguelli dizem que ele está, obviamente, magoado e triste com o desfecho da própria pré-candidatura ao Senado e avalia se parte para a corrida por uma cadeira de deputado estadual.

Mas ele acalentava a possibilidade de tentar o governo.

Atualização

30 de julho de 2022 às 12:55

O título da coluna dizia que o Republicanos "barra" nova reviravolta. Depois da declaração do presidente estadual do partido Roberto Carneiro, a palavra foi substituída por "nega".

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.