Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Daniel da Açaí homenageou Bolsonaro e Casagrande ao som da pisadinha

Preso na Operação Minucius, da Polícia Federal, prefeito de São Mateus não se prendia a questões ideológicas e era prestigiado pela classe política. Veja vídeos

Vitória
Publicado em 29/09/2021 às 08h27
Prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí, e o presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de entrega de casas em São Mateus
Prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí, e o presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de entrega de casas em São Mateus. Crédito: TV Brasil/Reprodução

Preso na terça-feira (29), o prefeito de São Mateus, Daniel Santana Barbosa (sem partido), o Daniel da Açaí, é conhecido por ser, digamos, sui generis. Na visita que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) fez à cidade, em junho, ele aproveitou para chamar ao palco o cantor Law Lima, que fez uma homenagem ao presidente cantando a música "O mito chegou", ao som do ritmo pisadinha. 

O prefeito até se empolgou e cantou junto, como mostra o vídeo transmitido pela TV Brasil, uma emissora pública, na ocasião:

No último sábado (25), foi a vez de o governador Renato Casagrande (PSB) cumprir agenda em São Mateus. E Daniel da Açaí não perdeu tempo. Chamou Law Lima novamente. Desta vez, também ao som da pisadinha, a canção entoada foi "Obrigado, Casão".

Daniel da Açaí foi eleito prefeito em 2016, pelo PSDB, e reeleito em 2020 pelo mesmo partido, mas já deixou a sigla, antes mesmo da prisão.

As homenagens a políticos de espectros políticos tão diversos quanto Bolsonaro e Casagrande mostram que a questão ideológica não era um empecilho para o prefeito. E que o chefe do Executivo municipal que quase foi cassado pela Justiça Eleitoral contava, até agora, com bastante prestígio.

Bastou a notícia da prisão vir a público que passaram a circular fotos e vídeos de políticos de diversos matizes fazendo declarações de apoio a Daniel da Açaí ou mesmo fotos em que ele aparece no meio.

Obviamente, nada disso é prova ou indício de que tais políticos tenham envolvimento com o esquema de corrupção, fraude a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa que a Polícia Federal aponta ter encontrado na Prefeitura de São Mateus.

Operação Minucius cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura, na casa do prefeito, em empresas e em residências de servidores públicos. Dinheiro vivo foi apreendido: R$ 400 mil na casa do prefeito e R$ 300 mil na empresa da qual ele é sócio. Documentos também foram apreendidos, apesar de que alguns papeis terem sido destruídos.

Conforme o superintendente da PF no Espírito Santo, Eugênio Ricas, afirmou à coluna, as investigações apontam que Daniel da Açaí era o chefe da organização criminosa.

A prisão é temporária, deve durar cinco dias.

"O Prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí, foi surpreendido com um mandado de prisão temporária hoje, 28/09/2021. Mesmo ainda não tendo sido dada a oportunidade de se defender, o prefeito buscará o exercício das medidas judiciais cabíveis para esclarecimento dos fatos e reestabelecimento de sua liberdade. A prisão cautelar ocorrida na presente data não se encontra compatível com as regras da Constituição da República e da legislação. O Poder Judiciário, por meio de suas diversas instâncias, haverá de esclarecer as todas as questões em seu tempo próprio", afirmou a defesa do prefeito de São Mateus, por meio de nota.

Os advogados Altamiro Thadeu Frontino Sobreiro e Rodrigo Barcelos atuam no caso.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.