Sair
Assine
Entrar

Leonel Ximenes

Presidente da Fundação FHC defende Hartung como vice de Lula

Para o auxiliar do ex-presidente da República, o ex-governador do ES é "mais denso do ponto de vista político-programático"

Publicado em 21 de Dezembro de 2021 às 13:43

Públicado em 

21 dez 2021 às 13:43
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Paulo Hartung
Paulo Hartung também foi lançado candidato a presidente por Armínio Fraga Crédito: Vitor Jubini
Sérgio Fausto, presidente da Fundação Fernando Henrique Cardoso (ex-Instituto FHC), braço de estudos e documental do ex-presidente da República, defendeu o nome do ex-governador Paulo Hartung para ser o vice de Lula (PT) na eleição presidencial do ano que vem.
Para Fausto, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, que acaba de deixar o PSDB, o mesmo partido de FHC, não é o nome ideal para compor a chapa com o petista, como está sendo cogitado. Em entrevista ao Valor, ele diz que considera o nome do ex-governador do Espírito Santo mais denso do ponto de vista político-programático.
“Seria muito bom, mas aí é sonho meu de uma noite de verão, porque obviamente o Lula prefere um candidato que dê uma sinalização vaga, de moderação, sem obrigá-lo a definir políticas para seu governo”, admite Fausto.
Em novembro, durante o Vitória Summit 2021, encontro de lideranças promovido pela Rede Gazeta, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga lançou o nome de Hartung, mas para a presidência da República, conforme mostrou a coluna.
Hartung, que governou o Espírito Santo por três mandatos, hoje atua na iniciativa privada. Ele é o presidente executivo do Ibá, a Indústria Brasileira de Árvores, associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais.
O nome do ex-governador é cogitado, nos bastidores políticos capixabas, para disputar a única vaga ao Senado no ano que vem, mas até agora PH despista e diz que, por enquanto, não tem pretensões de se candidatar a cargos políticos em 2022.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Aeronave vista em tempo real pousando no aerporto de Vitória
Avião faz pouso de barriga em Vitória após falha no trem de pouso
Motorista capota carreta e fica ferido em Gironda
Carreta capota e atinge telhado de empresa em Cachoeiro
Imagem BBC Brasil
O que fez a Arábia Saudita parar de gastar centenas de bilhões de dólares com ideias futuristas extravagantes

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados