Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Guerra nas ruas: mais motociclistas morrem em acidentes no ES

Somente com motocicletas, foram registradas 322 ocorrências fatais nos oito primeiros meses do ano no Estado

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 17:54

Públicado em 

30 set 2024 às 17:54
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Moto de outra vítima de acidente na BR 101, em São Mateus
Acidente fatal com motocicleta na BR 101, em São Mateus Crédito: Raphael Verly
Espírito Santo convive com um cenário de guerra nas ruas e estradas. De janeiro a agosto de 2024 houve um aumento geral dos óbitos, passando de 547 para 643, na comparação com o mesmo período do ano passado, e isso aconteceu muito em função de acidentes envolvendo motociclistas.
Somente com motocicletas, foram registradas 322 ocorrências fatais nos oito primeiros meses do ano no Estado - um acréscimo de 21,5% ante os números do ano passado, quando foram contabilizadas 265 vítimas. O quantitativo atual, envolvendo esse tipo de condutor, representa 50% do total de óbitos.
O especialista em segurança pública e advogado criminalista Fábio Marçal mostrou preocupação com esse número alarmante. "Somente pensando nos motociclistas, é mais de uma pessoa morrendo todos os dias. Isso é muito grave", alertou.
Marçal frisou que há algumas possibilidades quanto a esse aumento: "Há situações de imprudência e de imperícia do motociclista. Há também casos em que ocorrem colisões entre automóveis e as motos e aí quem está sobre duas rodas fica mais vulnerável. Ainda há ocorrências nas quais trabalhadores, que necessitam de finalizar entregas, por exemplo, acabam morrendo porque querem estar no tempo mais rápido no lugar aonde querem chegar".
Para ele, o caminho para a diminuição da violência do trânsito passa pela educação. "Temos que trabalhar desde cedo com as crianças e os adolescentes, porque forjamos pedestres, motoristas e condutores durante toda a vida. E é preciso conscientizar os adultos também.”

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Mulher desaparecida é enterrada dentro de casa em São José do Calçado
Suspeito refez piso de casa para esconder corpo da companheira no Sul do ES
Acidente envolvendo caminhão deixa carro destruído em Vila Velha
Carreta perde força em ladeira, atinge dois carros e tomba em Cariacica
Por que alguns casais competem em vez de torcer um pelo outro?
Quando o amor encontra a inveja: por que alguns casais competem em vez de torcer um pelo outro?

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados