ASSINE
O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Duplicação de trecho da BR 101 atrasa de novo e será entregue só em 2021

Problemas geológicos foram detectados nos seis dos 30 quilômetros do trecho entre Viana e Guarapari

Vitória
Publicado em 15/12/2020 às 05h03
Obra de duplicação da BR 101 entre Viana e Guarapari
Obra de duplicação da BR 101 entre Viana e Guarapari. Crédito: Eco101/divulgação

Prevista para ser entregue inicialmente em maio último, a duplicação do trecho de 30 quilômetros da BR 101, entre Viana e Guarapari, atrasou mais uma vez e não será concluída mais neste ano. A Eco101, concessionária que administra a rodovia, tinha adiado a entrega para este mês de dezembro, mas agora aconteceu novo atraso: o trecho que falta para ser concluído, de seis quilômetros, só deverá estar pronto no primeiro semestre de 2021, em data ainda a ser definida, segundo nova previsão da empresa.

A Eco101 alega que adiou pela segunda vez a entrega da obra porque no trecho restante foram detectadas instabilidades geológicas, exigindo agora novas intervenções de engenharia para estabilização do solo. Em 25 pontos diferentes desse trecho foram verificados problemas geológicos que, para serem corrigidos, “precisaram receber soluções técnicas específicas para garantir a estabilidade de aterros sobre solos moles”, diz a empresa.

Atualmente, a concessionária trabalha em quatro pontos específicos desse trecho, não contínuos. Nesses locais, de acordo com a Eco101, as obras devem ser realizadas em ritmo controlado, para que se aguarde a acomodação natural de camadas e o assentamento esperado do solo.

O processo de licenciamento ambiental do trecho Sul foi iniciado em 2011, mas a liberação pelo Ibama saiu somente em março de 2018. Com a liberação, a concessionária iniciou as obras do trecho entre Viana e Guarapari (km 305 ao km 335).

As obras de duplicação nesse trecho fazem parte da ampliação, melhoria e duplicação da BR 101/ES/BA, com investimentos da ordem de R$ 150 milhões.

O trecho de Viana a Guarapari compreende cerca de 30 quilômetros, dos quais 15 estão em operação desde meados do ano passado. Nove quilômetros e dois viadutos do trecho foram entregues pela concessionária em outubro deste ano, restando a finalização dos últimos seis quilômetros.

“A Eco101 ressalta ainda que, apesar de o cronograma ter sido impactado por eventos excepcionais, as atividades estão em estágio avançado nos seis quilômetros restantes, com previsão de entregas parciais desses trechos - que estão recebendo as soluções técnicas e em fase de conclusão - já nos próximos meses e conclusão total no primeiro semestre de 2021”, diz nota da empresa enviada à coluna.

A Gazeta integra o

Saiba mais
BR 101 Guarapari Viana viana Eco101

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.