Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Leonel Ximenes

Bom pra cachorro: projeto cria dia para homenagear cães heróis do ES

Entre outras funções, animais já ajudaram a polícia a encontrar milhares de unidades de drogas no Estado

Públicado em 

20 jun 2023 às 02:11
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Cão farejador Messi com entorpecentes apreendidos em Cachoeiro
Cão farejador Messi com entorpecentes apreendidos em Cachoeiro Crédito: PMES
deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL) apresentou projeto de lei que cria no Espírito Santo o Dia do Cão Policial, a ser celebrado, anualmente, no dia 15 de junho. Essa data homenageia o cão policial “Cabo Dick”, que atuou nas forças de segurança de São Paulo e foi destaque nos anos 1950.
Segundo o parlamentar, os animais, nas Polícias Civil e Militar e no Corpo de Bombeiros, realizam trabalho de renome no Espírito Santo. Um dos destaques da PM é o cachorro Messi, que já auxiliou a polícia a encontrar milhares de unidades de drogas no Espírito Santo.
“Criar essa data que homenageia os animais policiais é uma maneira, inclusive, de aproximar as nossas forças de segurança da sociedade. É possível criar campanhas em que as crianças possam conhecer esses cães que fazem tanto a diferença para ajudar nossos policiais e bombeiros, seja em buscas por desaparecidos ou em investigações”, disse Bahiense.
Assim como os seres humanos, os cães também contam com período máximo de tempo para prestar serviços, em torno de 10 anos, para ganhar o direito a uma aposentadoria.
Com a inatividade, esses animais são adotados e vão para as residências dos tutores que cuidaram deles enquanto estavam em serviço na Polícia Civil, na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.
Considera-se “cão policial” o animal canino adestrado especificamente para auxiliar a polícia e outras forças de Segurança Pública, destinado às ações de detecção e faro de drogas e explosivos, localização de pessoas desaparecidas, captura e imobilização de suspeitos, socorro, salvamento e policiamento em geral.

Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Feedral do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Viva Seu Natal e sua oficina em Santa Lúcia
Imagem de destaque
Prefeito, deputado e governo prestigiam entrega de… cortador de grama
Sintomas menos óbvios podem estar relacionados a problemas no coração (Imagem: FamStudio | Shutterstock)
Um bom coração é capaz de nos curar

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados