Acompanhe as informações em primeira mão de Leonel Ximenes, Vitor Vogas, Beatriz Seixas, Rafael Braz, Filipe Souza e as análises e opiniões de nosso time de colunistas.

Em post, Amaro indica nova candidatura em Vitória

Deputado federal bateu na trave em 2016, quando perdeu por pouco para Luciano Rezende. Ele nega, porém, que a mensagem sinalize decisão

Publicado em 09/08/2019 às 18h10
Atualizado em 11/12/2019 às 05h40

O deputado federal Amaro Neto (PRB), campeão de votos na eleição para a Câmara em 2018, fez um post cheio de ambiguidade nesta quinta-feira (08) em suas redes sociais, sinalizando uma possível nova candidatura a prefeito de Vitória em 2020.

O deputado publicou uma foto da campanha dele a prefeito de Vitória em 2016, em cima do palanque, em momento de euforia, ao lado do seu candidato a vice-prefeito naquela eleição, Roberto Carneiro (então no PDT). A foto traz a legenda "Tamo junto, Vitória!!!", além de uma mensagem que anuncia "uma nova história":

"As disputas nem sempre trazem vitórias, mas certamente trazem aprendizado, fortalecem as parcerias e nos fazem evoluir. Vem aí uma nova história!"

Amaro também mandou um "tamo junto" para Carneiro, até hoje um dos seus maiores parceiros políticos. Após ter sido secretário de Esportes e da Casa Civil no governo Paulo Hartung, Carneiro hoje é dirigente estadual do PRB e diretor-geral da Assembleia Legislativa, presidida por outro dos principais aliados de Amaro: o deputado estadual Erick Musso (PRB).

Respondendo sobre a postagem, Amaro desmentiu especulações sobre candidatura. 

"É um TBT. 'Vem uma nova história' em 2020 ou 2022. Não tem nenhum recado para nada não. É simplesmente um TBT. Achamos a foto bonita. Minha equipe viu a foto e eu falei: 'Na quinta a gente posta'. Não tem definição sobre candidatura. Estou trabalhando como deputado federal. Não estou pensando em eleição municipal e sim no trabalho em Brasília. Seria um pouco desrespeitoso agora, com tudo o que está acontecendo no Brasil, ficar pensando em eleição."

ESPECULAÇÕES

Nos bastidores, as apostas do mercado político capixaba estão divididas. Fortalecido pela estrondosa votação para a Câmara – quase 200 mil votos, a maior da história para um candidato ao cargo no Estado – e mais maduro politicamente, Amaro teria mesmo preferência pessoal por tentar de novo chegar à Prefeitura de Vitória.

Há quem pense, porém, que ele deve se candidatar a prefeito da Serra, onde poderia ter uma eleição muito mais fácil e até nadar de braçada. 

Além do desejo pessoal de Amaro, a decisão passará pelas alianças políticas estabelecidas pelo deputado e pelo PRB. O grupo político ao qual pertencem ele, Carneiro e Erick também abriga hoje outros pré-candidatos a prefeito tanto da Serra como de Vitória. Por exemplo, os deputados Vandinho Leite (PSDB), na Serra, e Lorenzo Pazolini (sem partido), na Capital.

Com a colaboração de Letícia Gonçalves.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.