O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Malha fina do Imposto de Renda impede envio de novas declarações?

Leitora explica que fez os ajustes solicitados, mas declaração ainda consta em base de dados da Receita Federal

Publicado em 18/03/2021 às 18h38
Atualizado em 18/03/2021 às 18h38
Malha fina: pendência não impede novas declarações de IR
Malha fina: pendência não impede novas declarações de IR. Crédito: Pexels

Leitora de A Gazeta, Eliane Vasconcelos conta que a última declaração de Imposto de Renda foi retida na malha fina pela Receita Federal e quer saber se o problema impede o envio da declaração de IR 2021, referente a 2020.

Rodrigo Sangali, do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), explica que pendências anteriores não impedem envio de declarações seguintes, mas que podem haver consequências.

PENDÊNCIAS COM A RECEITA

"Recebi uma correspondência referente à declaração de IR 2019. Fiz os acertos recomendados e enviei um novo documento, mas até hoje meus dados estão na base da Receita Federal. Faço a declaração referente ao ano de 2020 normalmente?"

Sim. As declarações que caíram em malha não impedem o envio das declarações seguintes. Mas, pode ocorrer de, havendo restituição na declaração de 2020 e a Receita não aceitar suas retificações de 2019, o valor ser retido para compensar os impostos devidos na declaração anterior.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.