O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Existe alguma idade em que a pessoa fica isenta de Imposto de Renda?

Chegou a hora de fazer Imposto de Renda 2022. Fique esperto pois o prazo para entregar a declaração vai até o dia 31 de maio

Publicado em 23/05/2022 às 15h25
IR 2022: Aposentado(a)
Mulher idosa: existe alguma idade em que a pessoa fica isenta do IR?. Crédito: Montagem/Canva

Existe alguma idade em que o contribuinte é isento de pagar e declarar o Imposto de Renda? Essa é uma dúvida recorrente, tanto de pessoas mais velhas como aquelas mais novas. 

É o caso da leitora de A Gazeta Deuseli dos Santos Freitas, que gostaria de saber se aos 77 anos é isenta de fazer a declaração.

A especialista Mônica Porto, conselheira do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), esclarece a dúvida da leitora. Veja abaixo.

Deuseli dos Santos Freitas perguntou: Eu estou com sessenta e sete anos. Então gostaria de saber se estou isenta do Imposto de Renda, pois sou aposentada como professora de primeiro grau e sou pensionista. Recebo a pensão do meu esposo que faleceu.

Resposta dada pela conselheira do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Mônica Porto:

Nenhuma pessoa se torna isenta do imposto pela idade. Você vai passar a ter direito de colocar um valor isento a partir do momento que faz 65 anos de idade. O valor é R$ 1.903,98, por mês. Os demais rendimentos devem ser tributados normalmente.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.