O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Posso incluir cônjuge aposentado e isento de IR como dependente?

A temporada de declaração do Imposto de Renda 2022 vai até o dia 31 de maio. Uma das principais dúvidas é sobre quem incluir como dependente. Veja a resposta da especialista

Publicado em 10/05/2022 às 17h27
Aposentados Imposto de Renda 2022
Aposentados. Crédito: Pixabay

Um dos assuntos que mais gera dúvidas na hora de fazer a declaração de Imposto de Renda é sobre como incluir dependentes. É o caso da leitora de A Gazeta Isabel Maria Cesar, que contou ser aposentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assim como seu marido.

Entretanto, no caso dele, todo rendimento é isento e não tributável por conta de uma doença grave, conforme prevê a lei. Logo, Ela gostaria de saber se pode colocá-lo como dependente em sua declaração.

A especialista Thabata Araújo, do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), esclarece a dúvida da leitora. Veja abaixo.

Isabel Maria Cesar perguntou: Eu sou aposentada do INSS e meu esposo também. Porém todo rendimento do meu esposo é isento e não tributável, por conta de doença grave. Posso colocá-lo como dependente?

Resposta dada pela conselheira do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Thabata Araújo:

Não há vedação para que você declare ele como dependente. Desde que preencha todos os rendimentos, mesmo que não tributáveis. Lembrando que se você declarar ele como seu dependente, não há necessidade de fazer a dele.

Podem ser dependentes: companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge, independentemente se o casal for hétero ou homoafetivo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.