O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2022?

Vale ressaltar que fazer a declaração dentro do prazo é essencial para evitar multas e/ou juros, sem contar a temida malha fina

Publicado em 17/03/2022 às 12h06
IR 2022 - Investimentos
IR 2022 - Investimentos. Crédito: Montagem/Canva

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigatoriedade presente na vida de qualquer brasileiro que tenha obtido algum ganho com operações e investimentos. Dessa forma, se você esta inserido nesse meio, provavelmente terá que realizar este processo.

Essa é a dúvida do leitor de A Gazeta, Ricardo Feres, que gostaria de saber onde declarar aplicações de CBD, CDI, Renda Fixa e Multimercado.

A especialista Monica Porto, do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) esclarece a dúvida do leitor. Veja abaixo.

Ricardo Feres pergunta: onde declarar aplicação de CBD, CDI, RENDA FIXA E MULTIMERCADO?

Resposta dada pela conselheira do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Monica Porto:

Você deverá declarar em "Bens e direitos": grupo 4 e código 2. Porém deverá pegar o informe de Rendimentos com o Banco para lançar em "Rendimentos Sujeitos a tributação exclusiva" os rendimentos que ocorreram nessas aplicações.

Se os rendimentos forem operações diretamente com Bolsa de Valores, FII ou Fiagro deverão ser declaradas em "Rendimentos de Renda Variável", apurando o Ganho mensal, IRRF pago mensalmente.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Imposto de Renda ir 2022 Investimentos

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.