O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Posso declarar material escolar no Imposto de Renda?

Nem todas as despesas com educação entram na conta, o que faz com que muitos contribuintes cometam erros; veja o que pode ser deduzido e o que não pode em relação aos gastos com educação

Publicado em 18/03/2022 às 08h47
IR 2022 - Material escolar
IR 2022 - Material escolar. Crédito: Montagem/Canva

Os gastos com educação estão entre as deduções possíveis no cálculo do Imposto de Renda 2022, sejam esses gastos do titular ou de seus dependentes e alimentandos. Mas nem todas as despesas com educação entram na conta, o que faz com que muitos contribuintes cometam erros no preenchimento da declaração.

Essa é a duvida da leitora de A Gazeta Maria Regina Zucolotto Allochio Martins, que gostaria de saber se despesas com livros didáticos e material escolar podem ser lançados como pagamentos realizados.

A especialista Monica Porto, do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) esclarece que esses gastos não são dedutíveis. Veja abaixo.

Maria Regina Zucolotto Allochio Martins pergunta: Gostaria de saber se despesas com livros didáticos para ensino fundamental poderá ser laçado em pagamentos realizados.

Resposta dada pela especialista Monica Porto, do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES):

Não são dedutíveis materiais didáticos.  Podem ser deduzidos os gastos com a matrícula e as mensalidades da escola ou faculdade, seja ela no Brasil ou no exterior. O limite por pessoa é de R$ 3.561,50 no ano.

Assim, se o contribuinte frequenta um curso de pós-graduação e seu filho já está em idade escolar, poderá abater até R$ 7.123,00 com educação na declaração. 

Entre as instituições aceitas estão as de educação infantil (creche e pré-escola), de ensino fundamental, médio ou superior (graduação, mestrado, doutorado e especialização) e também escolas de curso técnico ou profissionalizante.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.